Notícia confirmada (28/02): FIA lança novas regras na Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) implementou novas diretrizes sobre o comportamento dos pilotos nas voltas de entrada e saída dos boxes durante as sessões de classificação.
Essa regra foi introduzida em 2023 com o objetivo de evitar que os carros desacelerassem excessivamente nas voltas de entrada aos boxes, visando reduzir o tráfego e os riscos de acidentes. Agora, para a temporada de 2024, essas diretrizes estão prestes a se tornar mais rigorosas.
Com o intuito de prevenir manobras potencialmente perigosas durante as classificações, o diretor de provas Niels Wittich emitiu novas orientações aos pilotos antes do início da temporada no Bahrein.
Houve diversos incidentes em que voltas de classificação foram prejudicadas e acidentes quase ocorreram devido a pilotos transitando em velocidades excessivamente baixas na pista.
Na última temporada, FIA já tentou fazer alterações
No ano passado, a FIA tentou introduzir alterações ao exigir que os pilotos completassem uma volta dentro de um tempo máximo entre a saída e a entrada nos boxes. Agora, a nova orientação leva essa abordagem a um patamar superior.
“Para a condução segura e ordenada do evento, exceto em circunstâncias excepcionais aceitas como tal pelos comissários, para garantir que os carros não sejam guiados desnecessariamente lentos em qualquer volta durante e após o final da sessão de classificação (incluindo voltas de entrada e voltas de saída) ou durante voltas de reconhecimento, quando a saída do pit está aberta para o sprint ou corrida, os pilotos devem permanecer dentro ou abaixo do tempo máximo definido pela ECU da FIA pelo menos uma vez em cada setor de triagem e em ambos os setores”, estabeleceu a FIA”