O dia em que Juan Manuel Fangio se atrapalhou ao mostrar a bandeira quadriculada na F1
A falha cometida por Pelé ao não dar a bandeirada para o vencedor do GP do Brasil, o alemão Michael Schumacher, não é um incidente isolado. Pelo menos um caso anterior ocorreu muitos anos antes do Rei do Futebol demonstrar sua inexperiência no automobilismo.
Outro esportista reconhecido internacionalmente também cometeu um erro durante o momento mais tradicional de uma corrida. Com agravante, pois foi protagonizado por um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão e antigo detentor do maior número de títulos na categoria.
Vacilo inacreditável foi cometido
Fangio cometeu o equívoco em 15 de janeiro de 1978, durante o GP da Argentina, a prova inaugural daquela temporada. Convidado para agitar a bandeira de chegada, ele se confundiu e a mostrou para o sueco Ronnie Peterson, que estava sofrendo com a falta de estabilidade em sua Lotus e tinha quase uma volta de desvantagem para o líder, o norte-americano Mario Andretti, também da Lotus.
A solução foi anular a última volta da corrida, aquela em que Fangio acenou a bandeirada incorretamente. Assim, Andretti foi confirmado como o vencedor.