Direção de prova toma decisão e vitória na Arábia Saudita é RETIRADA
A piloto francesa Doriane Pin foi desclassificada da vitória na corrida 2 da F1 Academy – uma categoria exclusivamente feminina – realizada neste sábado (9), na Arábia Saudita. Após cruzar a linha de chegada em alta velocidade em Jeddah, Pin recebeu a bandeirada em duas ocasiões.
Embora tenha recebido uma punição drive-through, a direção de prova optou por adicionar 20 segundos ao seu tempo de corrida, já que a penalidade não pôde ser cumprida durante a etapa. Doriane, apoiada pela equipe Mercedes, enfrentou essa reviravolta após a corrida.
Com a penalização imposta à piloto francesa, Abbi Pulling assume a liderança e garante a vitória em Jeddah; Maya Weug conquista o segundo lugar, enquanto Nerea Martí fica em terceiro no pódio.
Bandeirada e sem aviso
Pin não avistou a bandeira quadriculada e tampouco recebeu qualquer aviso de sua equipe enquanto mantinha alta velocidade. A piloto solicitou esclarecimentos via rádio, porém a equipe Prema já celebrava a vitória distante das posições no muro dos boxes, sem comunicação com Doriane. Diante da falta de informações, ela até iniciou uma segunda volta rápida antes de ser informada da bandeira vermelha, indicando o retorno ao pit lane.
Esta marcaria a segunda vitória de Pin na F1 Academy, onde fez sua estreia neste fim de semana pela equipe Prema Racing; na corrida 1 (sprint), ela também deixou para trás Pulling e Weug para garantir a vitória.
A categoria feminina está programada para apoiar a F1 em sete etapas do automobilismo europeu de elite, com o objetivo de promover uma maior inclusão feminina nas categorias de base do esporte.
Na atual temporada, cada uma das dez equipes do grid da F1 está apoiando uma pilota na Academy, mantendo suas próprias pinturas nos carros. As outras cinco pilotos da categoria contam com apoio de equipes diferentes.