Bernie Ecclestone quebra o silêncio após ser processado por Felipe Massa
Bernie Ecclestone foi o único a responder ao processo movido pelo piloto brasileiro Felipe Massa, que busca ser reconhecido como campeão da Fórmula 1 em 2008. O ex-piloto da Ferrari confirmou nesta segunda (11), que iniciou uma ação judicial no Reino Unido contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), FOM (Formula One Management) e Bernie, ex-líder da categoria.
Em uma breve mensagem enviada à agência de notícias britânica PA, Ecclestone declarou: “Se ele tivesse me consultado, teria dito que é a decisão certa. Entrar com um processo e permitir que um juiz inglês determine o que é correto ou não”. Fórmula 1 e FIA optaram por não fazer comentários.
Em um comunicado divulgado à imprensa, Massa confirmou seu objetivo de buscar o reconhecimento pelo campeonato, cujo desfecho foi polêmico após Nelsinho Piquet admitir ter batido intencionalmente para favorecer Fernando Alonso no GP de Singapura. O processo foi formalizado na King’s Bench Division, uma das três divisões do Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido.
“Sempre disse que iria brigar até o final”, lembrou Massa. “Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, disparou.
Massa conta com equipe pra tentar o reconhecimento do título
Conforme mencionado no comunicado, o principal objetivo é demonstrar que, com base na confissão de Ecclestone ao site alemão F1 Insider em março de 2023, os dirigentes da Fórmula 1 interpretaram erroneamente o regulamento e que Massa deveria ter sido proclamado campeão mundial daquele ano. Além disso, busca-se uma compensação por danos e lucros cessantes.
Na ação, o piloto brasileiro será representado pelos escritórios de Nick de Marco KC e Kendrah Potts, bem como por Richard Levett e Daniel Levy, da Enyo Law. A equipe completa inclui Bernardo Viana (Vieira Rezende Advogados), Antonio J. Perez-Marques (Davis Polk), Michele Bernasconi (Bär & Karrer) e Olivier Loizon (Gide Loyrette Nouel).