Bandeira vermelha e amarela na Fórmula 1: Para que serve, regras e detalhes
A Fórmula 1 possui diversas regras, sendo que a bandeira vermelha e amarela é uma das 10 presentes na categoria mais veloz do automobilismo mundial. Nem sempre elas representam punição aos pilotos que estão na disputa, como é o caso desta, que é mostrada para alertar os atletas sobre perigos no asfalto.
A bandeira vermelha e amarela costuma ser mostrada durante duas voltas, sendo que após isto, a condição diferente da pista passa a ser interpretada como algo normal e que os pilotos já devem ter a consciência da existência. Nos últimos anos passou a ser menos usada, sendo substituída pelo safety car virtual.
No geral, as bandeiras são usadas para enviar mensagens aos pilotos durante as corridas e treinos classificatórios, sendo que os espectadores também são alertados. Elas estão presentes na maioria dos eventos de corridas, mas não existe um código universal. Além disso, até mesmo a aplicação de uma determinada bandeira dentro da categoria pode ter interpretações amplas.
Regras da bandeira vermelha e amarela na Fórmula 1
Em primeiro lugar, diferentemente de outras bandeiras da F1, não é mostrada de forma agitada e sim parada. A bandeira vermelha e amarela, com listras verticais nestas duas cores, serve para advertir os pilotos sobre situações em que a pista não está em perfeitas condições para correr. Na maioria das vezes, é mostrada quando o asfalto está mais escorregadio do que o normal ou quando possui detritos deixados por algum carro quebrado.
O derramamento de óleo é um dos principais causadores da bandeira vermelha e amarela na Fórmula 1, assim como chuvas fortes que deixam a pista mais lisa. Desse modo, quando ela é mostrada os pilotos devem ter mais cuidado ao pilotarem, fazendo ajustes na condução para manter a prova em segurança.
As regras determinam ainda que esta bandeira poderá ser mostrada caso pequenos animais invadam a pista, situação que é bastante comum ao longo da temporada, principalmente em autódromos próximos de matas. Neste caso, é mostrada balançando de um lado para o outro.
Os competidores precisam estar atentos, já que apenas um setor da pista pode ter sido prejudicado por uma destas situações e os demais seguirem normalmente. Isso acontece principalmente no caso de óleo derramado. Então, nos outros trechos poderão pisar fundo no acelerador em busca de boas voltas.
Caso a situação esteja relacionada com chuva extrema, é possível até mesmo que a direção de prova decida dar bandeira vermelha e indicar que todos devem parar nos boxes.
É preciso reduzir a velocidade durante a bandeira vermelha e amarela?
O ideal é que os pilotos reduzam a velocidade dos carros quando verem uma bandeira amarela e vermelha pela frente, já que a aderência dos pneus poderá ser reduzida. Além disso, o competidor precisará redobrar a sua atenção para evitar acidentes e situações que coloquem a sua segurança em risco e a dos outros participantes da prova.
É proibido ultrapassar na presença desta bandeira, já que esta situação traz mais risco para a disputa e pode prejudicar o andamento da corrida. Os pilotos que não seguem as orientações da direção de prova estão sujeitos a levarem punição.