Logan Sargeant recebe o aviso da Williams e NÃO vai correr pela equipe
Na temporada de 2024, o grid do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 contará com apenas 19 carros. A Williams terá apenas um representante para participar do último treino livre, da classificação e da corrida: e será justamente o responsável pelo incidente que paralisou a primeira atividade na pista no TL1, Alexander Albon. A equipe optou pelo tailandês e decidiu retirar Logan Sargeant das demais atividades. Com isso, o americano não vai correr pela equipe neste fim de semana.
A ausência do carro original de Albon ocorre devido ao fato de o piloto ter colidido com o muro da curva sete do Albert Park, o mesmo local onde havia batido na corrida do ano anterior.
O impacto foi significativo, resultando na destruição do chassi, além de danificar o motor e a caixa de câmbio. Como a Williams não levou um chassi reserva e apenas algumas peças sobressalentes para a longa viagem até a Austrália, não há possibilidade de consertar o carro.
Diante dessa situação, uma decisão precisava ser tomada: manter as coisas como estão e permitir que Sargeant conclua o fim de semana, ou adotar uma abordagem pragmática, retirando o carro das mãos do inocente americano e entregando-o a Albon.
A Williams optou pela segunda alternativa, uma vez que o tailandês tem sido o piloto principal nos últimos anos. Em 2023, Alex conquistou 27 dos 28 pontos da equipe britânica na temporada, enquanto Sargeant ficou com o ponto restante.
Chefe da equipe reconheceu situação delicada
“É inaceitável na F1 dos dias modernos não ter um chassi extra, mas é um reflexo do quanto estávamos atrasados durante o período de intertemporada”, afirmou o chefe de equipe James Vowles. “E uma ilustração dos motivos pelos quais precisamos passar por mudanças significativas para nos colocarmos em melhor posição para o futuro”, fechou.
É importante ressaltar que Albon se acidentou no mesmo trecho da pista em que colidiu com o muro durante o GP da Austrália de 2023. O incidente ocorreu na região do miolo do circuito, onde as curvas se tornam sinuosas.
O piloto da Williams perdeu completamente o controle do carro ao tocar na zebra da curva seis, que leva ao lado esquerdo do traçado do Albert Park, e não conseguiu corrigir antes de atingir o muro na curva sete. O carro ainda deslizou até parar na curva oito. Como resultado, ele não pôde participar do TL2.
Sargeant teve a oportunidade de participar do TL2 e mostrar sua habilidade na pista, mas acabou rodando sozinho e posteriormente saiu da pista novamente.