Lando Norris não foge da raia e crava quem será o Pole Position na Austrália
Para Lando Norris, não há dúvidas sobre o favorito para a pole position na Austrália no sábado: “A Ferrari estará na pole amanhã. [Charles] Leclerc estará na pole amanhã ou Carlos [Sainz]”, afirmou ele com convicção. Apesar de ter liderado a tabela de tempos após a primeira sessão de treinos livres, ele não considera a Scuderia em Melbourne, como uma concorrente direta da McLaren.
Porém, para Norris, o desempenho mais expressivo não tem tanto peso: “Não tive uma sensação muito boa durante o primeiro treino”, explicou. “Acredito que tenhamos demonstrado mais o nosso ritmo do que os demais. Então, não acho que isso signifique muito.”
No segundo treino, Norris ficou apenas na nona posição (+0,878 segundos), duas posições atrás do companheiro Oscar Piastri. O inglês descreve o dia como “desafiador”, principalmente devido às condições de vento. “Isso realmente faz diferença na pista”, observa. “Não foi um dia fácil, mas consegui ter uma sensação relativamente boa no carro e acredito que estamos em uma posição razoável”.
Norris entende a dificuldade da McLaren na Austrália
Ele reconhece que Albert Park não é um circuito favorável para o McLaren MCL38. “Temos algumas fraquezas evidentes, mas não há nenhum lugar onde sejamos consistentemente mais fortes do que os outros”, explica. “Comparando com a Ferrari, simplesmente perdemos um pouco em cada setor, especialmente no último setor estreito”.
Mercedes e Aston Martin parecem ter um desempenho promissor. “Os pilotos da Mercedes cometeram alguns erros”, observa Norris, “mas eu também cometi alguns erros hoje, e George [Russell] estava mais rápido que nós. Então, eles ainda têm um carro competitivo”.
Por outro lado, a McLaren mostrou ser mais forte que a Mercedes e a Aston Martin em corridas de longa duração. Ambos os pilotos mantiveram um ritmo bastante consistente, mas ficaram um pouco atrás da Ferrari. No entanto, é difícil fazer uma comparação com a Red Bull: Max Verstappen não mostrou tudo que podia devido aos problemas no início da segunda sessão.