Williams passa vergonha e vai correr só com um carro no GP da Austrália
A Williams teve que enfrentar uma decisão extremamente difícil antes do Grande Prêmio da Austrália da Fórmula 1. Nesta sexta-feira (22), após o sério acidente de Alexander Albon no TL1, a equipe britânica optou por ceder o chassi de Logan Sargeant ao piloto anglo-tailandês e deixar o norte-americano fora da corrida.
Durante a primeira sessão em Albert Park, Albon, que ocupava a 12ª posição na classificação, perdeu o controle na curva 6 e, ao tocar o meio-fio na curva 7, colidiu violentamente com o muro de proteção. Como resultado, o FW45 sofreu danos significativos com o motor e a caixa de câmbio sendo comprometidos. Tais danos foram tão sérios que o piloto nem sequer pôde participar do segundo treino.
A equipe revelou que não possuía um chassi extra para a etapa australiana. Em um comunicado, anunciaram que emprestariam o carro que pertencia a Logan Sargeant para que Albon pudesse continuar o fim de semana de corrida, deixando o piloto americano fora da competição.
“Após o acidente de Alex Albon durante o TL1 do GP da Austrália, a Williams confirma que, devido à extensão dos danos sofridos, será obrigada a retirar o chassi do restante do fim de semana. O chassi será enviado para a base da equipe em Grove para reparo”, começou o comunicado.
“Considerando que um terceiro chassi não está disponível, a equipe confirma que tomou a decisão de que Alex competirá o restante da etapa com o chassi que Logan Sargeant utilizou nos treinos livres 1 e 2”, continuou.
Chefe reconhece erro e usa duras palavras
“Estamos extremamente desapontados por termos que retirar o carro do fim de semana devido aos danos. É inaceitável, nos dias atuais da F1, não ter um chassi reserva, mas isso reflete o quanto ficamos para trás durante o período de inverno e a necessidade de uma mudança significativa para nos colocar em uma posição melhor no futuro”, afirmou James Vowles, chefe da equipe.
“Como resultado, tivemos algumas decisões bastante difíceis a serem tomadas nessa tarde. Enquanto Logan não deve sofrer por erros que não cometeu, cada corrida conta quando o pelotão intermediário está tão próximo, então, tomamos a decisão para a melhor chance de conseguir somar pontos neste final de semana”, prosseguiu.
“A decisão não foi feita de maneira fácil, e não podemos agradecer Logan o suficiente por aceitar isso, mostrando sua dedicação à equipe; verdadeiramente joga pela equipe. Será um final de semana difícil para a Williams, e essa é uma situação em que não vamos nos colocar novamente”, finalizou.