100% Confirmado: Daniel Ricciardo será substituído na F1; veja o nome que assume
Daniel Ricciardo recebeu uma notícia nada boa na Fórmula 1. O piloto australiano estará ausente da primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio do Japão, enquanto outro piloto assume seu carro na equipe RB.
O consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que Daniel Ricciardo não estará pilotando na primeira sessão de treinos livres em Suzuka. Em vez disso, a equipe RB apresentará uma formação totalmente japonesa para a sessão de uma hora.
Ricciardo cederá seu VCARB01 a Ayumu Iwasa para a primeira sessão de treinos livres em Suzuka, onde o japonês pilotará ao lado de seu compatriota Yuki Tsunoda. A decisão foi tomada para cumprir uma das duas sessões de treinos obrigatórias reservadas a um piloto júnior, definido como aquele com duas ou menos largadas em Grandes Prêmios.
Parceria entre Red Bull e Honda pesa na decisão
Embora as equipes normalmente optem por cumprir esse requisito no final da temporada, as sólidas conexões da Red Bull com a Honda frequentemente proporcionam a um novato japonês a oportunidade de se destacar diante de seu público local.
Com Suzuka marcada para o início da temporada, a Red Bull escolheu Ayumu Iwasa, que já testou pela antiga equipe AlphaTauri em Abu Dhabi no final de 2023. Iwasa compete pela Team Mugen na categoria Super Fórmula japonesa.
Em 2019, a Red Bull também colocou Naoki Yamamoto em seu carro da então Toro Rosso para a mesma sessão no Japão. Na sua coluna para a Speedweek, Marko revelou a mudança de planos para o primeiro treino em Suzuka.
“Na sexta-feira, usaremos nos treinos nosso jovem piloto Ayumu Iwasa, uma equipe All-Nippon”, disse ele.
É lamentável para o piloto australiano, Daniel Ricciardo, ser temporariamente substituído por Iwasa, especialmente em um momento em que a pressão sobre ele está aumentando e os rumores sobre seu futuro estão surgindo.
Com um começo difícil na temporada de 2024, Ricciardo recebeu o incentivo de Helmut Marko, da Red Bull, para buscar um desempenho melhor, especialmente porque Tsunoda teve uma vantagem inicial.
Segundo relatos da Nova Zelândia, a oportunidade para Liam Lawson ocupar o lugar de Ricciardo poderá surgir em breve – possivelmente até no Grande Prêmio de Miami.