Primeira vitória de Jenson Button na Fórmula 1 foi com a Honda
Jenson Button foi campeão mundial da Fórmula 1 em 2009, com a surpreendente Brown GP. O que pouca gente sabe é que antes daquela temporada, o piloto inglês havia vencido somente uma corrida, em 2006, na Hungria. Naquela época, ele corrida pela Honda e conquistou outros dois pódios ao longo do ano.
Button estreou na F1 em 2000, correndo pela Williams, quando somou 12 pontos e ficou em oitavo lugar no campeonato. Em 2004, pela BAR, que depois viria a ser Honda, chegou seis vezes na terceira colocação e foi quatro vezes segundo, para conquistar o bronze naquela temporada. O britânico foi pole-position em San Marino, mas chegou atrás de Michael Schumacher naquela corrida.
Em 2005, Button até conseguiu dois pódios na Alemanha e na Bélgica, mas no geral não foi uma boa temporada. Até que em 2006, quando a Honda passou a investir mais na categoria, ele conseguiu sua primeira vitória na carreira, além de chegar em terceiro lugar na Malásia e no Brasil. Mas, o piloto acabou o campeonato apenas em sexto lugar.
A primeira vitória de Jenson Button na Fórmula 1
O Grande Prêmio da Hungria de 2006 foi a 13ª etapa do Campeonato Mundial, Kimi Raikkonen saiu na frente, com Felipe Massa em segundo e Rubens Barrichello, companheiro de Button, em terceiro. O inglês fez o quarto melhor tempo, mas foi punido por mudanças no motor e largou apenas em 14º lugar.
Era 6 de agosto, estava chovendo em Hungaroring e ele fez o que parecia impossível, ganhando após sair tão atrás. Fernando Alonso e Schumacher também foram punidos, o espanhol largou apenas em 15º e o alemão saiu em 11º. Logo na volta inicial, o ferrarista passou sete e o bicampeão pulou para sexto. Enquanto isso, Massa ia mal e caiu sétimo.
Na quarta volta Alonso conseguiu passar Schumacher, naquela época ainda existiam duas fornecedoras de pneus e os da Michelin que equipavam a Renault estavam melhores que os Bridgestone de Schumi. Com apenas cinco voltas, Button já aparecia em sexto lugar e na sétima, ultrapassou o heptacampeão da Ferrari.
Após 18 voltas, Fernando Alonso assumiu a liderança, já que a dupla da McLaren, Kimi Raikkonen e Pedro De la Rosa precisaram parar para abasteer, pois largaram com pouca gasolina. Na volta 26, o finlândes bateu em Vitantonio Liuzzi e abandonou. Com o safety car na pista, Button e Alonso foram beneficiados.
Schumacher vinha em terceiro lugar. A pista secou, então os líderes pararam, acontece que a Renault falhou e não apertou direito a roda traseira direita do carro, fazendo com que Alonso perdesse o controle e deixasse a liderança para o inglês. O alemão não trocou os pneus mesmo após o fim da chuva e caiu de ritmo, depois batendo em De la Rosa.
Alonso abandonou após 51 voltas, Schumacher aos trancos e barrancos ficou em oitavo lugar com o carro danificado. O pódio teve Nick Heidelf de BMW, De La Rosa de McLaren e Button em primeiro, 30,8 segundos à frente.
Como foi a carreira de Button?
Jenson Button sofreu com a Honda nas temporadas 2007 e 2008 e não chegou nem perto do pódio, nestes dois anos não passou de um quinto lugar na China. Mas, tudo mudou em 2009, após quase ficar desempregado. A equipe japonesa resolveu largar a F1 e Ross Brown comprou a estrutura, equipando os carros com o motores Mercedes.
Nas sete primeiras corridas de 2009, Button ganhou seis e encaminhou o título, não conquistando mais nenhum primeiro lugar nas outras 10 provas. Com o título, ele foi para a McLaren, onde ganhou duas vezes em 2010 e três em 2011 e 2012, sendo vice-campeão em 2011.
A partir de 2013 o carro piorou muito e até sua aposentadoria, em 2016, conseguiu só outro pódio, na abertura da temporada 2014, na Austrália. Em 2017 até disputou uma prova para ajudar a McLaren, mas acabou abandonando em Mônaco. Foram ao todo 306 largadas, com 15 vitórias e 50 pódios.