Ferrari prepara carta na manga para rivalizar de vez com a Red Bull na F1
“Estamos firmemente comprometidos em adotar uma abordagem agressiva.” Essas foram as palavras do chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, antes do Grande Prêmio da Austrália em Melbourne. Após a vitória dupla de Carlos Sainz e Charles Leclerc, o chefão parece determinado a manter a mesma postura ao longo da temporada de Fórmula 1 de 2024, com um foco especial no desenvolvimento do Ferrari SF-24.
Conforme relatado pelo Motorsport.com Italy, a Ferrari tem carta na manga e está considerando uma alteração em seus planos: as atualizações técnicas originalmente programadas para o sétimo fim de semana de corrida podem ser antecipadas para o quarto fim de semana de corrida.
Tradicionalmente, a Ferrari tinha em mente ajustes aerodinâmicos menores para o GP do Japão. No entanto, a pedido do chefe da equipe, Vasseur, uma carroceria modificada fará sua estreia lá, possivelmente em uma versão “simplificada” que não inclui todas as mudanças planejadas para Ímola. Parte da atualização para o Japão antecipa as inovações destinadas a Ímola.
Alterações significativas nos carros da Ferrari
É provável que a Ferrari SF-24 sofra alterações significativas externamente até o início da temporada europeia em Ímola, o mais tardar até meados de maio. Essas mudanças podem incluir cápsulas laterais com formatos ainda mais extremos, entradas de ar mais estreitas e uma expansão total da parte inferior da carroceria.
A Ferrari espera que essas inovações aumentem ainda mais a pressão sobre a Red Bull e possivelmente capitalizem o recente sucesso na Austrália. Lá, a equipe italiana se beneficiou do abandono de Max Verstappen, mas também demonstrou boa velocidade tanto nos treinos classificatórios quanto na corrida.
O momento das próximas atualizações não é uma coincidência. Com o calendário da Fórmula 1 de 2024 em mente, o plano da Ferrari parece ser muito consistente: o Grande Prêmio do Japão é seguido pelo retorno a Xangai com o primeiro fim de semana de sprint da temporada.