Piloto diz SIM e saída da Red Bull está cada vez mais próxima
O piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson, revelou sua disposição de buscar uma vaga na Fórmula 1 fora do âmbito de sua equipe atual, caso não seja oferecida a oportunidade de se tornar titular na Red Bull Racing ou na equipe-irmã, a RB, em 2025.
Lawson substituiu Daniel Ricciardo em cinco corridas pela então AlphaTauri em 2023, mas a Red Bull optou por manter a dupla Yuki Tsunoda e o próprio Ricciardo na equipe renomeada RB para a temporada 2024.
Após ser rebaixado novamente a piloto reserva, o neozelandês expressa que o cenário ideal seria alcançar a Fórmula 1 por meio do programa de desenvolvimento da Red Bull. “Obviamente, meu sonho é correr pela Red Bull, e estou com eles há mais de cinco anos”, disse Lawson. “Eles são a equipe mais competitiva da Fórmula 1 no momento, então se eu pudesse escolher, correria por eles.”
Piloto diz sim para a possibilidade de saída da Red Bull
Entretanto, Lawson deixou claro que não hesitará e diz sim sobre buscar uma vaga em outra equipe para a temporada 2025, caso não haja espaço na Red Bull ou na RB. “Mas meu sonho é estar na Fórmula 1, e se não puder ser com eles, obviamente preciso tentar fazer isso acontecer com outra equipe”, acrescentou. Helmut Marko, consultor da Red Bull, havia afirmado no mês passado que Lawson estaria no grid “até 2025”, sugerindo que ele poderia substituir Tsunoda ou Ricciardo.
Assim, o desempenho dos pilotos da RB será crucial para determinar o futuro de Lawson. Até o momento, Tsunoda tem superado Ricciardo, que teve um início de temporada abaixo do esperado. O australiano enfrenta pressão de Marko para melhorar os resultados e, no mínimo, igualar Tsunoda.
Por sua vez, Ricciardo deseja retornar à Red Bull, equipe que deixou no final de 2018. No entanto, Christian Horner, chefe da equipe austríaca, já declarou anteriormente que Sergio Perez está na “pole position” para renovar seu contrato, que termina no final de 2024, e continuar ao lado de Max Verstappen.