Lance Stroll é escolhido na Aston Martin e Fernando Alonso fica a ver navios
A queda de Lance Stroll no final da corrida do Grande Prêmio da Arábia Saudita levou à decisão de ele receber a grande atualização da Aston Martin antes de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, no GP do Japão, com isso o bicampeão do mundo ficou a ver navios, nesta sexta (5).
Após um começo tranquilo na temporada de Fórmula 1 de 2024, a equipe Aston Martin chegou a Suzuka com uma atualização substancial, apresentando mudanças perceptíveis nos sidepods, assoalho e na tampa do motor.
Embora a atualização tenha sido proposta para mudar o curso da campanha da equipe, apenas Stroll utilizou as novas peças durante os treinos de sexta-feira em Suzuka, enquanto Alonso pilotou o AMR24 com especificações anteriores.
Isso é surpreendente, considerando que Alonso atualmente lidera Stroll por sete pontos na classificação de pilotos e teve um desempenho notável na campanha de 2023, acumulando um total de oito pódios, enquanto Stroll teve uma temporada indubitavelmente difícil.
Famosa revista trouxe os detalhes
No entanto, um relatório da revista alemã Auto Motor und Sport revelou que o acidente de Stroll em Jeddah no mês passado, quando ele abandonou após apenas cinco voltas devido a uma colisão com uma barreira, resultou em prioridade para ele sobre Alonso.
Com o chassi de Stroll precisando de reparos, a Aston Martin supostamente optou por instalar as novas peças à medida que avançavam, em vez de introduzir uma atualização separada para o carro no Grande Prêmio do Japão.
Apesar da atualização, Stroll ficou em 15º na sessão de treinos de abertura em Suzuka – quase 1,5 segundos atrás do sétimo colocado, Alonso. Com as atualizações para o carro de Alonso chegando ao circuito apenas na noite de sexta-feira no Japão, a AMuS relata que a Aston Martin agora enfrenta uma decisão sobre instalar as novas peças durante a noite ou esperar até a próxima corrida na China para estrear o novo visual AMR24 pela primeira vez.
Após uma queda gradual de desempenho após um forte início de temporada em 2023, há uma pressão significativa sobre a Aston Martin para demonstrar um bom desenvolvimento na temporada de 2024.
Mike Krack, chefe da equipe Aston Martin, revelou que a equipe planejava usar o novo AMR24 e o modelo antigo nos treinos para uma comparação direta em Suzuka, na esperança de corrigir as deficiências da temporada passada.