Pirelli quer achar brecha na regra para evitar pista vazia na Fórmula 1
O segundo treino livre do Grande Prêmio do Japão da Fórmula 1 foi um verdadeiro fiasco para a categoria e um grande desapontamento para os fãs que estiveram presentes no Circuito de Susuka. Na ocasião, somente cinco pilotos marcaram tempos durante a uma hora destinada para este evento. Ainda, alguns pilotos chegaram a ir para pista, porém não marcaram tempo.
Alguns decidiram sequer sair da garagem. O motivo para isso se deve a nova regra implementada pela FIA, com a aprovação das equipes, onde cada um teria cinco jogos de pneu intermediário e de chuva para o final de semana do Grande Prêmio. Por conta desse problema no Japão, a Pirelli busca conseguir uma brecha para poder evitar outro treino vazio.
Pirelli busca brecha no regulamento com a FIA para evitar mais treinos vazios
Após os dois primeiros treinos livres, o engenheiro-chefe da Ferrari, Simone Berra, comentou sobre a falta de carros na pista durante o segundo treino livre da Fórmula 1. Ele afirmou que o motivo se deve a mudança da regra implementada pela FIA, que limita o número de pneus de chuva durante um Grande Prêmio. Ainda, devido ao alto desgaste de Susuka, motivou a pouco carros irem para a pista.
“Ela foi obviamente votada por todas as equipes junto com a FIA e a F1. É algo que discutiremos mais a fundo com a FIA e com as equipes, para tentar encontrar uma forma de fazê-los correr nos treinos. No final das contas não é uma decisão nossa. Especialmente neste circuito, onde você tem, digamos, um alto nível de degradação, e considerando que poderemos ter alguma chuva no domingo, a maioria decidiu manter os cinco sets não utilizados, exceto o RB e outras equipes que fizeram uma saída só”, afirmou o engenheiro.