Max Verstappen ultrapassa Ayrton Senna com marca histórica na Fórmula 1
No último domingo (7), no Circuito de Suzuka, aconteceu mais uma edição do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Diferente dos últimos anos, dessa vez o evento foi realizado como uma das primeiras provas do ano, para poder evitar o período de fortes chuvas que atinge o país na reta final do ano. Max Verstappen, que havia conseguido fazer a pole position, conseguiu assegurar a vitória para a Red Bull.
Sergio Pérez e Carlos Sainz, da Red Bull e Ferrari respectivamente, fecharam o Top-3. O resultado positivo para Verstappen foi importante para deixar de lado o abandono precoce no GP da Austrália, causado por um superaquecimento no freio do carro. Além disso, o resultado positivo fez com que ele conseguisse ultrapassar Ayrton Senna no número de vitórias saindo da pole position.
Max Verstappen ultrapassa Ayrton Senna em número de vitórias saindo da pole position
Com a vitória no GP do Japão, Max Verstappen conseguiu atingir a marca de 57 vitórias desde que estreou na categoria, pela Scuderia Toro Rosso, hoje chamada de Visa Cash App RB. Desse número, 30 vezes ele saiu da pole position. Com esse resultado positivo, o holandês conseguiu ultrapassar Ayrton Senna, que tem a marca de 29 triunfos nesse modelo.
Com contrato com a Red Bull até 2028, Verstappen está atrás de Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Caso Hamilton consiga voltar a vencer, pode atrapalhar com o Holandês consiga ultrapassar essa marca. Com as especulações de uma aposentadoria mais cedo do que o comum, ele talvez não consiga ultrapassar a marca do britânico de 61 triunfos.