Morre aos 86 anos o fundador da Toleman, primeira equipe de Senna
Nesta quarta-feira (10), o fundador da equipe Toleman de Fórmula 1, Norman Edward ‘Ted’ Toleman, faleceu devido a complicações em sua saúde, causada pela síndrome cardiorrenal. Ele lutava há alguns anos contra essa doença e todo o seu tratamento foi realizada nas Filipinas. O CEO da F1, Stefano Domenicali lamentou a perda de uma pessoa que tanto contribuiu para a categoria.
“Triste em saber que Ted Toleman morreu. Ele deu muito à Fórmula 1, e suas conquistas e legado sempre farão parte da nossa história. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste triste momento”, lamentou o executivo da categoria. Ted foi o responsável por dar chances para jovens pilotos que buscavam um espaço na categoria, como Ayrton Senna, que se tornou uma lenda do esporte anos mais tarde.
Em cinco anos na F1, melhor resultado da Toleman foi um segundo lugar com Senna
Ted Toleman fundou a equipe no ano de 1981, onde contou com os pilotos Brian Henton e Derick Warwick. Ela não conseguiu ter bons resultados ao decorrer da temporada e terminou o Mundial de Construtores nas últimas posições, com nenhum ponto somado. O melhor resultado atingido pela Toleman foi em 1984, quando a equipe contou com a presença de Ayrton Senna.
Naquela época ele estava em sua estreia na categoria, após ter tido sucesso nas divisões inferiores do automobilismo. Logo na sua primeira temporada, ele conseguiu um segundo lugar no GP de Mônaco, que poderia ter se tornado uma vitória. A equipe terminou esse ano na 7° posição, com 16 pontos. Mas, no ano seguinte, Ted Toleman decidiu vender a equipe. Ela se tornou a Benetton.