Em que ano foi usada pela primeira vez a bandeira vermelha na Fórmula 1?
Atualmente, a Fórmula 1 é considerada uma das categorias mais seguras do automobilismo, muito por conta das evoluções tecnológicas e dos protocolos de segurança que ao longo dos anos, a FIA e a categoria aplicam por conta de alguns incidentes. A bandeira vermelha é um dos sistemas criados para poder tentar fazer com que uma corrida fique mais segura para todos os participantes.
Ela serve para poder interromper uma sessão que está acontecendo, seja por conta do clima ou por causa de um grave acidente, onde somente a presença do safety car não contribua para que tudo possa ser resolvido, sem causar maiores prejuízos para os pilotos. Geralmente, a utilização desse dispositivo é para um incidente grave. Por exemplo, em 2020, com a grave batida de Roman Grosjean, na época na Haas, fez com que a bandeira vermelha fosse acionada.
A Fórmula 1 adotou a bandeira vermelha nos anos 70
A primeira vez que a bandeira vermelha foi utilizada no ano de 1971, no Grande Prêmio do Canadá. Nessa época, era comum que graves acidentes acontecessem em todas as corridas, muito por conta dos carros que investiam muito mais em velocidade do que em segurança. Aquela corrida já havia começado mais tarde do que o previsto, por conta de outros incidentes um evento de apoio, que acontecia no circuito.
Ainda, durante o decorrer da prova, alguns incidentes fizeram com que a bandeira vermelha fosse acionada, assim paralizou a corrida por um tempo considerável. Desde então, essa cor está presente nas regras do automobilismo desde então, com o objetivo de manter a segurança dos pilotos e dos fãs.