Importante nome da Aston Martin dá com a língua nos dentes e revela futuro de Stroll
Pedro de la Rosa, consultor do Programa de Desenvolvimento de Pilotos e embaixador da Aston Martin desde 2023, resolveu falar sobre o futuro do sempre contestado Lance Stroll, companheiro de Fernando Alonso na equipe.
O ex-piloto de Fórmula 1 saiu em defesa do piloto e afirmou que não há razões para o canadense considerar deixar a equipe, já que ele está alinhado com o projeto de longo prazo da equipe de Silverstone.
Seja por ser filho do proprietário da equipe ou devido às performances aquém das expectativas ou ambos, Stroll é um dos pilotos mais contestados do grid atual. Constantemente sob pressão para alcançar resultados que justifiquem sua permanência na categoria.
O piloto do carro número 18 tem sido alvo de especulações sobre uma possível mudança para o tênis, algo que ele próprio negou. No Grande Prêmio do Japão, por exemplo, Lance não conseguiu avançar além do Q1 na classificação, enquanto Fernando Alonso garantiu a quinta posição no grid de largada.
Com nove pontos acumulados após quatro corridas, Stroll atualmente está na décima posição no Campeonato Mundial de Pilotos, com uma diferença de 15 pontos para o décimo colocado, seu companheiro de equipe.
Stroll faz parte dos planos e deve seguir com a Aston Martin
A única ocasião em que o piloto canadense terminou à frente do bicampeão foi no Grande Prêmio da Austrália, quando Alonso recebeu uma penalidade de 20 segundos por sua suposta culpa no forte acidente envolvendo George Russell na curva 6. Apesar disso, De la Rosa discordou das críticas que pedem a saída do piloto de 25 anos.
“Por que Lance não deveria continuar?”, questionou o embaixador em um conversa no podcast F1 Nation, programa oficial da classe rainha e que tem o também ex-piloto Damon Hill como um dos apresentadores. “Quero dizer, há todos os motivos para continuar na equipe com todos os projetos. Foi por isso que o Fernando decidiu ficar”, continuou.
Após o anúncio da renovação do contrato de Alonso na última quinta-feira (11), Pedro reiterou que este não é o momento apropriado para fazer mudanças e enfatizou que Stroll é parte integrante do sólido conjunto que estão construindo.
“Acho também que, quando você tem uma dupla forte, mudanças são ruins na F1. E acredito que devemos continuar mantendo nossos pilotos, porque essa é a equipe mais forte que podemos ser”, completou De la Rosa.