Bottas, Bearman e até Sainz: Conheça o favorito para substituir Hulkenberg na Haas
A Haas terá, sem dúvida, pelo menos um novo nome em um de seus carros na próxima temporada, já que o alemão Nico Hulkenberg está deixando a equipe para se juntar à Sauber.
Com o contrato de Nico Hulkenberg com a equipe americana chegando ao fim no final de 2024, o time anunciou que se separará do piloto alemão quando ele partir para se juntar à Sauber na próxima temporada, antes da entrada da Audi em 2026.
A partida do experiente piloto alemão pode garantir a permanência de Kevin Magnussen por pelo menos mais uma temporada, já que o contrato do dinamarquês também chega ao fim no final desse ano.
Embora Magnussen não tenha mantido a mesma consistência de desempenho que Hulkenberg nos últimos 12 meses, a saída deste último pode representar um alívio para o dinamarquês, a menos que a equipe opte por uma mudança radical na sua formação de pilotos e não mantenha um piloto com um desempenho conhecido.
Quem vai substituir Hulkenberg na Haas?
No entanto, a grande incógnita agora é quem a Haas escolherá para substituir Hulkenberg, sendo esta a primeira decisão relacionada a pilotos que o novo chefe da equipe, Ayao Komatsu, terá que tomar após substituir Guenther Steiner.
As últimas decisões de Steiner como chefe de equipe incluíram a aposta em veteranos depois de dar oportunidades a novatos como Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Uma abordagem que ele posteriormente reforçou ao valorizar a experiência e a longevidade no esporte, uma postura que ele manteve em seus últimos meses na função.
Entretanto, de acordo com Lawrence Barretto, jornalista do paddock da F1, o favorito para ocupar a vaga deixada por Hulkenberg é um novato, apesar de ter impressionado muito durante sua única corrida.
“A Haas não está anunciando quem substituirá Hulkenberg em 2025”, disse Barretto, “mas fontes dizem que Ollie Bearman é o favorito para conseguir esse assento”.
Na Arábia Saudita, o jovem piloto inglês assumiu o lugar de Carlos Sainz na Ferrari quando o espanhol ficou fora da corrida devido a uma apendicite, e demonstrou calma ao conquistar um sétimo lugar em sua estreia.
Bearman é um dos atuais pilotos reservas da Haas e teve a oportunidade de realizar alguns testes para a equipe americana, incluindo participações no TL1 na temporada passada no México e em Abu Dhabi.