Lenda do automobilismo americano disputou apenas UMA corrida na F1
O piloto americano Bobby Unser se consagrou dentro do automobilismo americano, com vitórias épicas nas 500 milhas de Indianápolis e Fórmula Indy. Muitos esperavam que ele conseguiria ter uma chance de conseguir mostrar o seu talento na Fórmula 1. Porém, ele só conseguiu uma oportunidade de correr pela categoria. Em 1981, Unser conseguiu participar do Grande Prêmio dos Estados Unidos, que na época era disputado em Watkins Glen, pela RBM.
Mesmo com o tornozelo machucado, ele decidiu correr mesmo assim para poder tentar conseguir um bom destaque na Fórmula 1. No treino de classificação, ele conseguiu uma modesta 19° colocação. O seu compatriota e rival, Mário Andretti, conseguiu a pole position. Porém, logo na largada da prova, ele conseguiu superar essa adversidade e conseguiu conquistar mais cinco posições, assim foi alçado para a 14° posição.
Bobby Unser teve apenas uma corrida na F1, mas não completou a prova
Aos poucos, Bobby Unser conseguiu ganhar posições dentro da pista. Com quebras de pilotos que estavam em sua frente, foi mais fácil para o Bobby conseguiu conquistar mais posições dentro das pistas. Em 35 voltas completas em Watkins Glen, ele já estava na décima posição e 17 pilotos ainda estavam na disputa por uma vitória dentro da categoria. Ainda, Mario Andretti havia deixado a corrida, o que era um benefício para ele.
Porém, pouco tempo depois, antes mesmo de completar a 36° volta da corrida, o motor de sua RBM abriu o bico, assim ele precisou abandonar a corrida, assim marcando o fim melancólico de sua única corrida pela Fórmula 1. Infelizmente, em maio de 2021, Bobby Unser veio a falecer, com 87 anos de idade.