Além de Bearman e Antonelli, outra joia do automobilismo pode ter vaga na Fórmula 1 em 2025
A Fórmula 1 ao longo dos anos vive ciclos de gerações que compõem o grid da categoria. Hoje temos como representantes da atual geração: Lando Norris, George Russell, Oscar Piastri e outros nomes. Max Verstappen apesar de jovem já conta com longa carreira. Além disso, Lewis Hamilton e Fernando Alonso são os representantes da chamada “velha guarda”.
Mas a grande verdade é que outra geração se aproxima de começar a caminhada na maior categoria do automobilismo mundial. Nomes como Oliver Bearman especulado na Haas e Andrea Kimi Antonelli na Mercedes, parecem “bater na porta”. Mas não para pôr ai, outro nome pode chegar na categoria em 2025.
Liam Lawson é visto como o “provável grande candidato” para substituir um dos pilotos da equipe RB na próxima temporada, admitiu o CEO Peter Bayer. No entanto, há uma possibilidade “potencial” de isso ocorrer ainda este ano, especialmente diante do desempenho irregular de Daniel Ricciardo na temporada de Fórmula 1 de 2024.
Na atual temporada, a equipe “filial” da Red Bull conta com Ricciardo e Yuki Tsunoda como seus pilotos, mantendo Lawson como piloto reserva, apesar de sua performance notável no ano passado como substituto.
Decisão deve ser tomada com Lawson na próxima temporada
Embora Lawson não tenha recebido a promoção esperada para a Fórmula 1 até agora, a Red Bull tem um contrato com ele que estipula sua promoção para a próxima temporada ou sua liberação. No entanto, Marko sugeriu que seria interessante vê-lo competir ainda este ano.
“Com Liam Lawson como piloto reserva, obviamente temos um piloto forte na equipe, que tem o direito contratual de correr por outra equipe se não conseguir um lugar conosco em 2025”, afirmou Marko ao Kleine Zeitung. “Seria emocionante vê-lo na Fórmula 1 este ano para ter uma imagem ainda mais clara. Mas é uma questão complexa, e teremos que ver como as coisas se desenrolam.”
A complexidade da situação reside no fato de a equipe RB ter três pilotos: Ricciardo, Tsunoda e Lawson. Lawson é a primeira escolha do chefe do RB, Bayer, para substituir Ricciardo ou Tsunoda, dependendo das circunstâncias.
“Ainda é cedo”, explicou Bayer ao Speedcafe após o GP da China. “Depende de como o mercado global está evoluindo. Se houver uma mudança em nossa equipe, há uma grande probabilidade de que Liam seja o escolhido.”
A decisão de dispensar Ricciardo ou Tsunoda também poderia ocorrer através de uma promoção para a equipe sênior da Red Bull ou uma possível dispensa do programa Red Bull.
“No momento, é muito cedo para dizer”, disse Bayer. “Há muitas variáveis em jogo. Não sabemos qual será o cenário na Red Bull.”
Sobre a possibilidade de Lawson ocupar uma vaga na corrida nesta temporada, Bayer acrescentou: “É uma possibilidade que pode se concretizar este ano. Lawson é nosso piloto reserva e é o principal candidato a uma vaga, se houver uma disponível.”