Saída de Adrian Newey da Red Bull já tem data marcada, crava site
O vínculo entre a Red Bull e Adrian Newey chegou ao fim, com o anúncio oficial já tendo uma data prevista. Essa saída pega muitos torcedores de surpresa que viam a parceria entre o projetista e a equipe austríaca como perfeita.
Espera-se que o time austríaco emita um comunicado confirmando a saída do renomado projetista ainda nesta terça (30), marcando o encerramento de uma parceria de 18 anos que resultou em seis títulos de Construtores e sete de Pilotos.
A notícia foi divulgada pelo site alemão F1 Insider. Embora o contrato atual entre a Red Bull e Newey esteja em vigor até o final de 2025, há um período de carência que impede contratações imediatas de funcionários de outras equipes.
Projetista ficará livre no mercado
Com a saída antecipada de Newey, a situação se transforma, já que o engenheiro estaria livre para se dedicar integralmente ao novo projeto de 2026 em sua nova equipe, coincidindo com a mudança no regulamento técnico da Fórmula 1 e a introdução da próxima geração de motores.
Newey é reconhecido como um dos principais projetistas da era moderna da Fórmula 1. Ele foi responsável pelos projetos da Williams durante grande parte da década de 1990, incluindo o inovador FW14B, com o qual Nigel Mansell conquistou o título. Além disso, Newey trabalhou na McLaren e, posteriormente, ingressou na Red Bull em 2006.
Até o momento, os austríacos acumularam sete títulos de Pilotos (quatro de Sebastian Vettel e três de Max Verstappen) e seis de Construtores. Sob o atual regulamento, ninguém dominou a aerodinâmica do efeito-solo tão bem quanto Newey, o que o torna um dos pilares do sucesso recente da base em Milton Keynes.
Entretanto, os problemas surgiram na Red Bull no início do ano, quando Christian Horner, o chefe da equipe, foi acusado de conduta inapropriada por uma funcionária. Após uma investigação interna, os taurinos absolveram Horner das acusações, mas o caso expôs uma divisão de poder entre Horner/parte tailandesa e Helmut Marko/parte austríaca da marca.
Newey preferiu se manter afastado da polêmica, porém, teme ser gradualmente afastado do projeto da F1 para se concentrar no hipercarro RB17. Ainda assim, o designer deseja continuar envolvido com a F1. Embora não passe mais todos os dias no escritório como costumava fazer, ainda é responsável pelos projetos finais e pelos conceitos.
A possível saída de Newey pode marcar o início do declínio do domínio da Red Bull na F1 atual. Especula-se que Verstappen possa ser o próximo a seguir, o que seria ainda mais surpreendente. Em busca de um substituto para Lewis Hamilton no próximo ano, a Mercedes está preparando uma investida e está disposta a oferecer £ 150 milhões (cerca de R$ 963 milhões), segundo o jornal austríaco OE24.