Com saída confirmada, Adrian Newey sofre “bloqueio” na Red Bull
Adrian Newey permanece na Red Bull até abril de 2025, porém, sua contribuição para os trabalhos da Fórmula 1 já está sendo reduzida. Durante o GP de Miami, o renomado projetista britânico não esteve envolvido nos briefings técnicos internos da equipe.
Embora tenha mantido sua presença habitual na garagem da equipe, Newey “foi bloqueado” não tendo acesso a dados confidenciais, nem mesmo participou de discussões estratégicas. De acordo com Christian Horner, chefe da Red Bull, o foco de Newey está completamente voltado para o desenvolvimento do RB17, o primeiro hipercarro da equipe.
“Adrian está totalmente concentrado no RB17. Ele não participou de nenhum briefing além da estratégia de corrida, não tem acesso a dados e não está envolvido no projeto de peças. Seu trabalho agora é exclusivamente dedicado ao RB17 até o final do contrato”, afirmou Horner.
O chefe da Red Bull acrescentou: “Ele estará presente em algumas corridas até o final do ano, principalmente nas que envolvem clientes do RB17.” Ainda não há confirmação sobre em quais corridas Newey estará presente nesta temporada.
Lando Norris revela desistência no GP de Miami
No último domingo (6), a McLaren alcançou uma vitória surpreendente com Lando Norris no Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1. Aproveitando a presença do safety car, o britânico conseguiu fazer uma parada nos boxes, emergindo na liderança com pneus novos. Isso lhe permitiu manter um ritmo superior ao do atual campeão mundial da categoria.
Com uma vantagem confortável sobre o piloto holandês, Norris teve a oportunidade de buscar a volta mais rápida, embora tenha optado por não arriscar na última volta da corrida. Após o GP, ele revelou que sua decisão foi influenciada pelo chefe da McLaren, Andrea Stella, optando por garantir a segurança do carro até a bandeira quadriculada.
“Eu estava pressionando, queria buscar a volta mais rápida na última volta. Mas eu estava imaginando Andrea (Stella) no muro dos boxes pensando: ‘não, Lando, por favor’. Eu simplesmente pensei que seria melhor levar o carro para casa e ser cauteloso. Até ali, eu pensei em manter uma distância e não queria que Max estivesse na imagem quando cruzasse a linha de chegada. E acho que ele não estava. Esse era o objetivo, e foi alcançado. Estou feliz por isso”, revelou Norris.
Além disso, durante sua entrevista, Lando Norris revelou que seu único foco era abrir uma vantagem sobre Max Verstappen, que ocupava a segunda posição. “Eu estava pressionando porque queria abrir uma vantagem, como mencionei. É claro, sua mente divaga um pouco. A minha divaga, não sei se todos são assim. Mas, às vezes, você sente a pressão e tem aqueles momentos em que pensa: ‘não estrague tudo'”, compartilhou Norris.