Depois de Hamilton, Ferrari mostra que não tá pra brincadeira e “leva” mais dois da Mercedes
Nesta segunda-feira (13), a Ferrari anunciou duas novas contratações vindas da Mercedes para a temporada 2024 da Fórmula 1. Como especulado anteriormente, o diretor de desempenho da equipe alemã, Loïc Serra, irá agora integrar a equipe de Maranello, juntamente com Jêrome D’Ambrosio, ex-piloto belga que assumiu a chefia do setor de desenvolvimento de pilotos na Mercedes e chegou a substituir Toto Wolff no comando do time de Brackley em algumas corridas.
Serra assumirá o papel de chefe de engenharia de desempenho de chassi e trabalhará diretamente com o diretor técnico, Enrico Cardille. O engenheiro francês supervisionará várias áreas em Maranello, incluindo engenharia de pista, aerodinâmica e performance. Anteriormente, Serra trabalhou na Michelin antes de ingressar na BMW-Sauber na Fórmula 1 e, por último, se juntou à Mercedes em 2010.
Em 2019, assumiu o cargo de diretor de desempenho, sucedendo Mark Ellis. No entanto, Serra emergiu como um dos principais críticos do projeto que deu origem ao desafiador W13, liderado por Mike Elliott.
Em fevereiro, o portal neerlandês RacingNews365.com relatou que tanto o francês quanto Lewis Hamilton compartilhavam das mesmas preocupações em relação ao carro de 2022, construído com base nas mais recentes alterações nos regulamentos da Fórmula 1.
Hamilton chegou a expressar publicamente ter comunicado à equipe sobre a direção equivocada, mas suas preocupações não foram ouvidas. Serra argumentou que tanto o W13 quanto o W14 seguiram uma abordagem equivocada devido à distância entre eixos e ao assoalho excessivamente longo.
Outro nome se confirma após forte especulação envolvendo Hamilton
Por sua vez, D’Ambrosio viu seu nome associado à Ferrari após o inesperado anúncio de Hamilton de que deixará Brackley ao final deste ano. Os italianos confirmaram que o belga assumirá o cargo de chefe de equipe adjunto, trabalhando em estreita colaboração com Frédéric Vasseur.
Além disso, ele será responsável pela gestão do Ferrari Driver Academy, o programa de pilotos de Maranello. A Ferrari também informou que Serra e D’Ambrosio iniciarão suas atividades na nova equipe a partir de 1º de outubro deste ano.