Rubinho Barrichello mostrou todo seu talento e deu título da Fórmula 1 para Schumacher
Rubinho Barrichello e Michael Schumacher formaram uma das maiores duplas de pilotos da história da Fórmula 1. Mesmo que o brasileiro não tenha conquistado um título da categoria, seu trabalho foi fundamental para que o alemão conquistasse seus títulos, sendo que isso rendeu alguns momentos de vergonha, como o pedido da Ferrari para Rubinho deixar Schumacher passar, o que foi feito a poucos metros da bandeira quadriculada.
Em 2003, Rubinho foi uma peça importante para que o alemão conquistasse mais um título da categoria. Na última etapa da F1, realizada no Japão, Schumacher não conseguiu ter um bom desempenho na classificação e ficou na 14° posição. Como Kimi Raikkonen, que também estava na disputa pelo título, largaria a frente do alemão. Na corrida, Raikkonen conseguiu se aproximar de uma vitória, porém, Barrichello conseguiu segurar o adversário de Michael e conseguiu conquistar a vitória. Schumacher conseguiu chegar na oitava posição.
Em 2003, Rubinho Barrichello conseguiu impedir que Kimi Raikkonen de empatar em pontos com Schumacher
Caso Kimi Raikkonen tivesse conseguido ultrapassar Rubinho Barrichelo, e tivesse conquistado a vitória, ele teria empatado em número de pontos. Porém, no critério desempate, Schumacher ainda sim teria conseguido se sagrar campeão da categoria, porém, a marca de ter conquistado um título pelo critério desempate não cairia muito bem para o histórico do alemão na categoria.
Naquela temporada, foi a primeira vez que o regulamento previa que os oito primeiros pontuavam assim o alemão conseguiu ao menos um ponto no Grande Prêmio do Japão. Caso tivesse sido aplicado o regulamento de pontos da temporada de 2002, uma vitória do piloto finlandês poderia ter dado o título para ele, o que tornaria Schumacher apenas seis vezes campeão.