Nigel Mansell conquistou honraria no automobilismo que nem Senna e Schumacher conseguiram
Um dos grandes nomes da história da Fórmula 1 é o inglês Nigel Mansell. O “Leão” como carinhosamente ficou conhecido, fez parte da chamada “era de ouro” da categoria, ao travar batalhas contra nomes do calibre de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Alain Prost.
Muitos lembram do piloto britânico pelo seu lado mais “folclórico”. Além das vitórias e do título mundial conquistado em 1992, o britânico também ficou famoso por suas diversas trapalhadas e os seus famosos ataques fúria, seja com a quebra de um carro ou uma bobagem feita por ele mesmo.
Mas não se iluda se você pensa que Mansell não merece de fato um lugar no “olimpo” do automobilismo. O inglês tem uma honraria no mundo da velocidade que poucos conquistaram, nem mesmo Michael Schumacher e Ayrton Senna conseguiram no currículo.
Mansell e dois títulos que entraram para a história
Nigel Mansell é campeão de duas das grandes categorias da velocidade: Fórmula 1 e Fórmula Indy. Um detalhe que torna essa façanha ainda mais especial é que o “Leão” conseguiu esse feito histórico de forma consecutiva.
Em 1992, conquistou o mundial de Fórmula 1. Mas a chegada de Prost e uma discussão salarial tirou Nigel Mansell da equipe Williams, que de fato era o grande carro no momento. O piloto até ouviu uma proposta da McLaren, mas no fim das contas acabou saindo da categoria.
Em 1993 foi parar na Indy e não fez feio. Correndo pela equipe Newman, o britânico conquistou o título logo no ano de estreia. Venceu cinco corridas ao longo da temporada, o suficiente pra bater a lenda brasileira Emerson Fittipaldi e levar o caneco pra casa.
Até os dias atuais, apenas Mansell e mais três pilotos foram campeões na F1 e Indy. Além do ”Leão”, o americano Mario Andretti, o canadense Jacques Villeneuve e Emerson Fittipaldi também conquistaram essa honraria. Algo tão especial, que grandes lendas do esporte não tem no currículo.