Eita! Campeão das 500 milhas não tem papas na língua e se mete em polêmica com pilotos da Fórmula 1
Josef Newgarden fez história no último domingo (26), vencendo mais uma vez a tão cobiçada 500 milhas de Indianápolis. O feito inclusive colocou o piloto entre os grandes da Indy, afinal foi o segundo triunfo seguido do norte-americano no templo da velocidade, algo que não acontecia desde Hélio Castroneves.
Além de conquistar a Indy 500 pela segunda vez consecutiva, o piloto da Penske deu uma declaração que gerou uma polêmica relacionada aos pilotos de outra famosa categoria da velocidade: a Fórmula 1.
O norte-americano foi questionado no Pat McAfee Show sobre a presença dos pilotos da Indy na Fórmula 1 e respondeu sem papas na língua: “Com certeza! Qualquer um de nós da Indy poderia correr na Fórmula 1 e arrasaríamos”, afirmou categoricamente.
Newgarden superou Pato O’Ward, da McLaren, em uma disputa acirrada que se prolongou até a última volta, onde o piloto da Penske fez um movimento decisivo para vencer. Com o bicampeonato, Josef Newgarden embolsou cerca de R$22 milhões, o maior prêmio da história da Indy.
Alonso surge à frente de Hamilton em atualização
Mais uma vez, Max Verstappen se destaca como o piloto com a melhor pontuação geral no jogo oficial da Fórmula 1, F1 24, desenvolvido pela EA Sports. O tricampeão mundial dos Países Baixos atingiu uma impressionante marca de 96 de 100 possíveis, superando todos os seus concorrentes no atual grid.
Uma observação interessante envolve Fernando Alonso e Lewis Hamilton. O mais próximo de Verstappen é o espanhol da Aston Martin, com 92 pontos, sendo o único outro piloto a alcançar a marca dos 90. Enquanto isso, o inglês da Mercedes registra 89 pontos.
Essa pontuação de Verstappen é uma repetição do desempenho da temporada anterior, quando o F1 23 foi atualizado durante o campeonato, elevando a pontuação do piloto, que se tornou embaixador da marca em 2023. No entanto, é a primeira vez que Max recebe uma pontuação tão alta no lançamento do jogo.
O último a compartilhar a liderança em pontuação com Verstappen foi Lewis Hamilton, que empatou com o neerlandês nas edições de 2021, com 95 pontos, e 2022, com 94. Em 2024, no entanto, o heptacampeão mundial recebeu uma nota de 89.
As pontuações gerais são derivadas da média de quatro atributos: experiência, habilidade de pilotagem, consciência e ritmo. Verstappen lidera em todos, exceto em experiência, onde Alonso possui 99 pontos. Nos outros três atributos, o tricampeão atual tem as maiores pontuações.
Entre todos os pilotos do grid, apenas dois ultrapassam a marca dos 90 pontos: Verstappen e Alonso. Outros 17 pilotos mantêm pontuações na faixa dos 80. Logan Sargeant é o único com uma pontuação abaixo, recebendo 70 pontos. O americano caiu um ponto em relação ao ano anterior, marcando a menor pontuação desde que Guanyu Zhou obteve a mesma marca no F1 22.