Mesmo com o tetracampeonato, Alain Prost fez fortuna fora da F1 e de uma forma inesperada
Considerado um dos pilotos mais icônicos da história do automobilismo mundial, Alain Prost fez grande história dentro da Fórmula 1, onde conquistou quatro títulos do Mundial de Pilotos da categoria e ainda fez uma rivalidade memorável com Ayrton Senna, onde foram companheiros de equipe na McLaren. Para a época, por conta de seus feitos na categoria, ele conseguiu ter bons salários.
Porém, eles não chegavam nem perto do que um piloto de sua qualidade recebe hoje em dia. Por conta disso, Prost precisou recorrer para outros meios de conseguir ganhar dinheiro. Com tudo aquilo que conquistou de salários e premiações, o francês investiu em diversos ramos que foram lucrativos, como o ações na bolsa, propiedades e até uma fez negócios com a CoverGirl, uma marca de cosméticos.
Alain Prost utilizou de sua fama e dinheiro para se aventurar como dono de equipe na Fórmula 1
Alain Prost conseguiu ter grande sucesso em seus investimentos, o que lhe rendeu uma boa reserva financeira. Com isso, e contando com sua reputação, o francês decidiu investir em algo totalmente arriscado: criar a sua própia equipe de Fórmula 1. Com isso, na tempoda de 1997, Prost fundou a Prost Grand Prix, após adquirir a Ligier, que vivia graves problemas financeiros em 1996.
No início, a equipe conseguiu ter um relativo sucesso e teve boas corridas, onde chegou a conquistar um pódio. Porém, em 1998, com a chegada da Pegout como fornecedora de motores, tudo desandou. A equipe não conseguiu mostrar bons desempenhos dentro da pista, por conta da unidade de potência, e isso levou a uma guerra entre Prost e marca francesa. A sua equipe sobreviveu até a temporada de 2001. Já em 2002, ela fechou as portas de vez.