Essa é a data que a Ferrari deve lançar o novo carro pra temporada 2024 da Fórmula 1
Os motores da temporada de 2023 da Fórmula 1 mal esfriaram e as equipes já estão com o olhar voltado para 2024. Como sempre, as expectativas são altas, e os fãs de automobilismo já estão ansiosos para saber o que o próximo ano reserva para seus corredores prediletos e equipes favoritas. Um dos destaques para 2024 é o projeto de carro novo da Scuderia, batizado de 676, que já está sendo construído e passando por testes aerodinâmicos.
Esse otimismo que se nota dentro da equipe de Maranello, base da Ferrari, se contrapõe a uma postura mais discreta para o público externo, após as contundentes declarações do último campeonato. Entre as novidades planejadas está a apresentação do septuagésimo monoposto do time italiano. A data prevista para essa estreia seria 13 de fevereiro, em Fiorano, seguindo os moldes de lançamentos de anos anteriores.
O que esperar do novo carro da Fórmula 1 para 2024?
Esses são os passos previstos: após a apresentação, um dia seria dedicado para conferir todas as peças na oficina. Em seguida, em 15 de fevereiro, teríamos o primeiro dia de filmagens com os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz. As filmagens incluiriam comerciais, mas também serviriam para fazer as primeiras avaliações do novo projeto gerenciado por Enrico Cardile.
Um dado interessante é que a FIA permitirá 200 km de testes para o próximo ano, ao invés dos habituais 100 km. Isso proporciona uma oportunidade maior para coletar dados sobre o carro antes de enviar ao Bahrein para os testes de inverno. Esses testes serão realizados em uma única sessão de 21 a 23 de fevereiro, pouco antes do GP de abertura do campeonato que terá nada menos que 24 etapas.
Como será o lançamento do novo carro da Scuderia para 2024?
Com essa quantidade de informações relevantes a serem apresentadas, cada equipe na Fórmula 1 está ansiosa para definir uma data no calendário para o lançamento de seu carro. Essa é uma questão estratégica, pois ninguém quer ter sua apresentação ofuscada pela de outra equipe, dividindo a atenção da mídia em um dia tão crucial para seus patrocinadores e investidores.
A Scuderia planeja atrasar o lançamento do novo carro o máximo possível para não revelar suas soluções técnicas aos concorrentes prematuramente. Mas, seguindo a tradição, a Ferrari certamente vai apresentar o carro com o qual vai correr, possivelmente ainda sem as últimas atualizações aerodinâmicas planejadas. De uma coisa podemos ter certeza: a temporada de 2024 da Fórmula 1 promete muitas emoções!