Depois de assinar a renovação, velho medo com Pérez volta a tona na Red Bull
Inicialmente hesitante em contratar Sergio Perez por receio de que ele “relaxasse”, Helmut Marko brincou que o piloto mexicano não precisava provar que estava certo. No início deste ano, havia muitas dúvidas sobre a escalação de pilotos da equipe austríaca para 2025. O time considerava continuar com Sergio Perez, ou possivelmente colocar Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda, ou até mesmo Carlos Sainz no carro.
Marko, falando após o terceiro vice-campeonato de Perez na temporada no Japão, insistiu que não tinha pressa em renovar o contrato do piloto de 34 anos. Resumindo: “Se ele tiver um contrato garantido por dois anos, há o risco de ele relaxar”.
No entanto, como a Red Bull havia feito dois anos antes, após o Grande Prêmio de Mônaco, a equipe anunciou que Perez havia assinado um novo acordo. E então ele teve uma queda de desempenho.
Ficou fora do Q1 em sessões de qualificação consecutivas e sofreu duas quedas em duas corridas, além de uma desistência no GP do Canadá na volta 53 após seu abandono em Mônaco. Marko relembrou sua previsão de que Perez poderia relaxar se recebesse um contrato antecipado.
“Ele realmente não precisava se esforçar!” o conselheiro de automobilismo da Red Bull disse ao OE24. “Prorrogamos o contrato dele porque queríamos trazer tranquilidade para a nossa equipe, o que infelizmente não deu muito certo.
Marko já falou sobre atual dupla da Red Bull e citou McLaren
E Perez pode até provar que Marko estava errado, já que, após o GP do Canadá, Marko afirmou que a Red Bull não tinha a melhor formação no grid. Considerando que seu único outro piloto é o tricampeão mundial Max Verstappen, a implicação (embora não dita explicitamente) é que Perez é o elo mais fraco.
Marko, por sua vez, acredita que a melhor dupla de pilotos pertence à McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri. Ele reforçou essa opinião, dizendo: “É assim que as coisas são. Eles são jovens e estão sempre muito próximos, especialmente nas eliminatórias. E ambos vão melhorar, especialmente Piastri.”