Carlos Sainz não tem papas na língua e revela o que a Ferrari precisa em 2024
A temporada de Fórmula 1 de 2023 foi marcada pela dominância da Red Bull, que conquistou vitórias em 21 das 22 corridas disputadas. Entretanto, Carlos Sainz, piloto da Ferrari, acredita que a escuderia italiana possui capacidades para reduzir a distância da Red Bull e se tornar uma forte competidora no campeonato de 2024.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela Ferrari em 2023, como a perda do segundo lugar no Mundial de Construtores para a Mercedes, Sainz enxerga pontos fortes no desempenho da equipe. Para ele, o principal objetivo para o próximo ano é o aprimoramento do carro para que ele funcione em uma variada gama de condições.
O objetivo é diminuir a vantagem da Red Bull em 2024, afirma Sainz
“Realisticamente, acho que precisa ser nossa meta [diminuir a distância para a Red Bull]”, disse Sainz. O piloto também pontuou que, apesar do domínio da Red Bull, a Ferrari conseguiu se destacar em alguns aspectos no campeonato passado. Um desses pontos foi a conquista de sete poles durante a temporada, ficando atrás apenas dos austríacos nesse quesito.
Sainz ressaltou que a Ferrari possui características fortes que vieram à tona em 2023. Sua confiança no time é tamanha que ele acredita que a equipe conseguirá fazer progressos significantes no desenvolvimento do carro de 2024 durante a pausa de inverno.
Quais os pontos fortes e as melhorias necessárias para a Ferrari em 2024?
Carlos Sainz, dono de duas poles na temporada 2023, em Itália e em Singapura, destacou a força do carro italiano em ritmo de volta única. Porém, admitiu que a equipe precisa trabalhar em outras áreas. O principal problema identificado por ele foi o desgaste dos pneus nas corridas, onde o carro mostrava-se menos eficiente.
O espanhol garantiu que não mudaria a velocidade de reta, a performance nas frenagens e em curvas de 90° e de curta duração do carro para 2024. No entanto, para alcançar a Red Bull, Sainz enfatizou que a Ferrari precisa de um carro versátil, capaz de desempenhar bem em diversas situações.
No final das contas, parece que Carlos Sainz está otimista para a temporada de 2024 de Fórmula 1. Só o tempo dirá se a Ferrari irá atender às expectativas do piloto e se tornar uma verdadeira competidora da Red Bull.