Aconteceu hoje (16/02): Fórmula 1 faz anúncio tão esperado sobre as corridas Sprint
Assim como na temporada passada, a Fórmula 1 programou seis eventos sprint para 2024. Os locais escolhidos para sediar as corridas de sábado serão China, Miami, Áustria, Austin, São Paulo e Catar.
No início de fevereiro, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) respondeu aos pedidos de pilotos e equipes, anunciando mudanças na programação das corridas curtas, o que era necessário para definir os horários.
Apesar das novas alterações no formato, que ainda aguardavam aprovação das partes envolvidas na categoria, a divulgação dos horários das corridas sprint foi adiada pelo órgão regulador, embora a programação de todos os 24 GPs deste ano já tivesse sido anunciada.
Em 2024, os fins de semana de sprint incluirão treinos livres e classificações curtas na sexta-feira, seguidos pela corrida sprint no sábado, acompanhada pela classificação oficial em seguida. A corrida principal ocorrerá no domingo.
China vai receber a primeira corrida Sprint da temporada 2024
O GP da China, a quinta etapa do Mundial, agendado para os dias 19 a 21 de abril, será o primeiro a incluir uma corrida sprint. No Circuito Internacional de Xangai, a prova de 100 km está prevista para começar à meia-noite de sábado, no horário de Brasília (GMT-3).
A segunda corrida sprint do ano ocorrerá na semana seguinte, durante o GP de Miami, às 13h de sábado, dia 4 de maio. O próximo evento está marcado para 29 de junho, às 7h, no Red Bull Ring, na Áustria.
As três últimas corridas sprint da temporada ocorrerão nas últimas seis etapas do calendário. A corrida sprint no Circuito das Américas, em Austin, está marcada para o dia 19 de outubro, às 15h. Interlagos sediará o penúltimo evento do ano em 2 de novembro, às 11h.
Por fim, a última corrida sprint de 2024 acontecerá no Circuito de Losail, no Catar, em 30 de novembro, às 10h. A Fórmula 1 retornará às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no Circuito de Sakhir.