Adrian Newey trabalhou firme e conseguiu projetar o melhor carro na história da Fórmula 1
A Fórmula 1 divulgou um ranking especial para celebrar seus 75 anos, elegendo os carros mais icônicos da história do campeonato mundial, iniciado em 1950. Sem grandes surpresas, o topo da lista ficou com o Red Bull RB19, monoposto mais dominante da categoria, que permitiu a Max Verstappen e Sergio Pérez vencerem 21 das 22 corridas em 2023.
Projetado pelo renomado Adrian Newey, o RB19 se tornou referência em supremacia técnica e inovação aerodinâmica, conduzindo Verstappen ao seu terceiro título mundial. Seu desempenho histórico superou até mesmo o lendário McLaren MP4/4, que ficou com a segunda posição. O carro de Ayrton Senna e Alain Prost marcou a temporada de 1988 ao vencer 15 das 16 corridas, estabelecendo um dos maiores domínios já vistos na F1.
Outros carros históricos na nobre lista
Em terceiro lugar, aparece a Ferrari F2002, guiada por Michael Schumacher e Rubens Barrichello. O modelo italiano praticamente monopolizou a temporada de 2002, garantindo a Schumacher seu terceiro título consecutivo pela equipe. Assim como o RB19, a F2002 assegurou o campeonato com seis etapas de antecedência, feito impressionante, ainda mais considerando o calendário mais curto daquela época.
A quarta colocação foi para o revolucionário Williams FW14B, que em 1992, com Nigel Mansell e Riccardo Patrese, dominou a categoria graças à sua avançada suspensão ativa. Já na quinta posição, figura o Mercedes W07 de 2016, utilizado por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Esse carro simbolizou o auge do domínio da Mercedes na era híbrida, quando a equipe conquistou títulos consecutivos entre 2014 e 2020.
Outro modelo histórico, o Lotus 72, aparece em sexto lugar. Competitivo por um período impressionante de seis anos (1970–1975), o carro garantiu dois títulos de pilotos, com Jochen Rindt e Emerson Fittipaldi, além de três títulos de construtores.
Na sétima posição está o Alfa Romeo 158/9 Alfetta, primeiro campeão da história da Fórmula 1. Pilotado por Giuseppe Farina e Juan Manuel Fangio, o modelo desempenhou um papel crucial na consolidação da popularidade do esporte após a Segunda Guerra Mundial.
Oitavo lugar na lista, o Benetton B195 de 1995 marcou o segundo título mundial de Schumacher e consolidou o alemão como bicampeão consecutivo. Logo atrás, na nona colocação, ficou o McLaren MP4/2 de 1984, que levou Niki Lauda e Alain Prost a conquistarem 12 vitórias em 16 corridas. Fechando o top 10, a Ferrari F2004, que garantiu a Schumacher seu sétimo e último título, protagonizando uma das temporadas mais dominantes da história, com 13 vitórias em 18 provas.
Fora do top 10, outros modelos históricos também foram lembrados, como o Red Bull RB9, carro do tetracampeonato de Sebastian Vettel em 2013, a Mercedes W11, usada por Lewis Hamilton em 2020, e a Lotus 49, que brilhou nas mãos de Jim Clark e Graham Hill entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 70.
Com essa seleção especial, a Fórmula 1 celebra sua trajetória de 75 anos, destacando o equilíbrio entre tecnologia, talento e inovação, fatores que moldaram algumas das máquinas mais icônicas da história do automobilismo.