Alain Prost não tem papas na língua e fala sobre reputação de Senna para defender Verstappen
As três corridas em sequência na Espanha, Áustria e Grã-Bretanha trouxe de volta ao centro das atenções o estilo de condução “agressivo” de Max Verstappen. O campeão holandês, tentando compensar as dificuldades da Red Bull, reintroduziu a agressividade nos duelos que marcou os primeiros anos de sua carreira e foi vista novamente na épica temporada de 2021. Nos últimos anos, esse estilo tinha sido suavizado devido à evidente superioridade técnica de seu carro.
Principalmente no GP da Áustria, Verstappen se viu no centro da polêmica devido ao acidente entre ele e Lando Norris. Os dois amigos-rivais lutavam pela vitória da corrida, mas um contato pôs fim ao desafio, obrigando o inglês a abandonar e fazendo com que Verstappen caísse para o quinto lugar. Os comissários avaliaram o incidente como “predominantemente” culpa do campeão mundial, penalizando-o em 10 segundos.
Alain Prost falou sobre Verstappen
O tetracampeão mundial Alain Prost foi entrevistado pelo L’Equipe sobre as atitudes de Verstappen na pista, mas segundo o Professor, é errado apontar o atual astro da Red Bull como um piloto incorreto.
“Não creio que tenha havido um agressor e uma vítima,” disse Prost, referindo-se ao incidente no Red Bull Ring. “Concordo com o veredicto de que Max foi o principal responsável. Ele foi penalizado, mas acho que foi principalmente um infeliz incidente de corrida. Verstappen moveu-se ligeiramente para a esquerda, mas não creio que o contato tenha sido intencional. São apenas alguns centímetros, e até mesmo Lando poderia ter se movido alguns centímetros e passado por cima do meio-fio.”
Prost lembrou de Senna
O piloto da Red Bulltambém está sob críticas por suas infames ‘mudanças de direção’ durante a frenagem. Mesmo assim, Prost adota uma abordagem mais permissiva em sua avaliação do que alguns especialistas:
“As penalidades não devem ser baseadas na reputação, mas nos fatos”, declarou Prost. “Não é incomum tentar fechar a porta à esquerda quando a próxima curva é para a direita. Isso faz parte de como se defende e tem sido assim desde que as corridas existem. Sim, Max é um piloto muito duro. Isso está em seu DNA e não vai mudar. Mas é isso que também o torna tão forte, e ele não deveria ser penalizado por sua imagem de piloto agressivo. Ayrton Senna e Michael Schumacher também tinham essa reputação de serem agressivos.”