Albon abre o jogo e revela motivação que o fez renovar com a Williams
Alex Albon pegou muitos torcedores de surpresa ao ter a renovação de contrato com a equipe Williams confirmada. O piloto que parecia ter mercado em outras equipes e tinha o nome ventilado até mesmo na Red Bull, seguirá em seu atual time.
Aliás, o piloto revelou que a presença de James Vowles, chefe da equipe Williams, foi fundamental para sua decisão de renovar o contrato com a equipe britânica de Fórmula 1. No mês passado, a Williams anunciou uma renovação de longo prazo com Albon, garantindo sua permanência até a mudança de regulamento da categoria em 2026.
A decisão do piloto britânico-tailandês surpreendeu muitos, já que a Williams enfrenta dificuldades nesta temporada com seu novo conceito de carro. A equipe não conseguiu repetir o desempenho do ano passado, quando terminou em sétimo no mundial de construtores, apesar de Albon ter conquistado um nono lugar em Mônaco este ano.
Plano do chefe foi motivação para Albon
Albon explicou que o plano de Vowles para levar a Williams de volta ao topo da F1 foi crucial para dissipar suas dúvidas sobre o futuro da equipe. “Tudo se resumiu a conhecer James e o projeto que ele tem em mente”, disse Albon. “Eu queria que tivéssemos começado melhor, pois isso tornaria tudo mais lógico.”
“Mas, no final das contas, há mudanças significativas acontecendo nos bastidores da equipe. Vai levar um pouco mais de tempo para ver os resultados. Não me senti pressionado por um prazo. Foi apenas uma questão de dar tempo para a equipe mostrar a direção que estava tomando e ver os passos adiante. Conversar com James e ver o que ele estava fazendo para nos levar para a frente me inspirou confiança. E eu acredito nele”, acrescentou.
Vowles tem pressionado a Dorilton Capital, proprietária da equipe, a modernizar as instalações da Williams para garantir que o time esteja preparado para o novo regulamento em 2026. Albon destacou a importância da experiência de Vowles na Mercedes para mudar a cultura da Williams.
“É a visão e a experiência de James. Ele já falou muito sobre os procedimentos ultrapassados que usamos, os softwares e tudo mais. Quando pensamos em onde estamos agora em termos de performance, ainda brigando por pontos, muito disso se deve às pessoas que temos na Williams. Mas a base da equipe ainda precisa de trabalho, e você já pode ver muitas dessas mudanças acontecendo”, afirmou Albon.
Questionado sobre a possibilidade de ir para outra equipe, com rumores de interesse da Red Bull, Albon finalizou: “Sim, é uma pergunta hipotética, mas com certeza, James e a direção da Williams desempenharam um papel importante na minha decisão.”