Além da Fórmula 1, Andretti mira outra categoria pra ficar completo no automobilismo
Desde o início do ano, a Andretti buscar conseguiu concretizar a sua entrada na Fórmula 1, onde já conseguiu fechar uma parceria com a General Motors (GM) para que a marca Cadillac desenvolva e forneça os motores. Eles haviam conseguido a aprovação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) para entrar na principal categoria do automobilismo mundial. Porém, a direção e as equipes da F1 se mostraram contra a presença de um 11° time.
Até o momento, a Andretti ainda segue com o seu sonho da F1 vivo e luta para conseguir a aprovação necessária para enfim atingir o seu objetivo. Porém, os planos da Andretti não param na Fórmula 1 e eles também possuem interesse em conseguir participar, em algum momento, da Nascar. Em entrevista para a imprensa, o presidente da Andretti Global, JF Thormann, comentou sobre o futuro da equipe.
“Somos os únicos que competem na quantidade de categorias que competimos. Portanto, é a ambição que Michael Andretti ainda tem, ainda temos de fechar o ciclo com a Fórmula 1 e, com sorte, com a Nascar. E então teremos uma corrida virtual todo fim de semana, e isso manterá nosso nome lá fora e nos manterá ocupados”, afirmou Thormann.
Andretti ainda segue com o sonho vivo de conseguir uma chance da F1
Atualmente, a Andretti ainda segue desenvolvendo o seu projeto para entrar na Fórmula 1 em 2026, quando os novos regulamentos da categoria começarão a valer. A FIA, que antes havia aprovado a entrada da marca na categoria, hoje tenta convencer eles a comprar uma equipe, assim como a Audi fez com a Sauber.
Porém, eles devem manter em conseguir entrar na categoria sem precisar recorrer a isso. Nos últimos meses, o congresso norte-americano cobrou da categoria explicações sobre a recusa. Eles entendem que o pedido recusado da Andretti pode quebrar uma das leias antitruste dos EUA, que é contra o monopólio. Nesse caso, eles estariam protegendo o monopólio de equipes europeias.