Além da Fórmula 1, Lewis Hamilton pode correr pela equipe em Le Mans?
Uma das maiores manobras da história dos bastidores da Fórmula 1 foi a confirmação de Lewis Hamilton na Ferrari. A equipe italiana tem grandes planos e quer contar com o heptacampeão para voltar ao topo da categoria. Além disso, outras disputas chamam atenção, entre elas Le Mans, vencida pelo time na edição 2024. Falando sobre a grande corrida em solo francês: é possível o multicampeão da F1 participar da famosa disputa?
É improvável que Lewis Hamilton participe das 24 Horas de Le Mans correndo pela Ferrari, mesmo se ele se juntar à Scuderia vindo da Mercedes para a temporada de Fórmula 1 de 2025. Comentários recentes do heptacampeão mundial indicam que uma participação em hipercarros em Le Mans não está nos planos.
No último domingo (16), a Ferrari conquistou sua segunda vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. O carro #50, pilotado por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, cruzou a linha de chegada na frente no prestigiado evento do Campeonato Mundial de Endurance.
A equipe vencedora superou o carro líder da Toyota por 14,2 segundos, marcando a corrida mais acirrada em Le Mans desde 2011. O carro vencedor do ano passado, conduzido por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, terminou em terceiro lugar.
Em fevereiro, Hamilton anunciou que iniciará um contrato plurianual com a Ferrari a partir da temporada de Fórmula 1 de 2025, encerrando assim sua longa e bem-sucedida associação com a Mercedes.
Choque de datas e interesse de Hamilton seria empecilho
É altamente improvável que Hamilton faça sua estreia no endurance em 2025 devido ao choque de datas entre as 24 Horas de Le Mans e o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. Além disso, o piloto de 39 anos pode nunca competir em Le Mans, tendo afirmado em outubro de 2017 que não tem interesse algum em participar da corrida clássica ou das históricas 500 Milhas de Indianápolis nos EUA.
“Não tenho vontade de fazer nenhuma outra corrida.” – declarou Hamilton
A abordagem de Hamilton contrasta significativamente com a de Fernando Alonso, que conquistou Le Mans duas vezes com a Toyota e competiu na Indy 500 e no Rally Dakar durante uma breve pausa na Fórmula 1, e com Max Verstappen, que frequentemente manifestou sua determinação em participar de outras categorias do automobilismo.
Apesar de ter grande respeito pelas estrelas da IndyCar, Hamilton não planeja competir em outra categoria quando encerrar sua carreira na Fórmula 1.
Ele acrescentou: “Sempre respeitei a Indy 500 e apreciei o evento. Tive a oportunidade de assistir parte dela quando Fernando competiu, o que foi muito emocionante. Gosto da ideia de pilotos competirem em mais de uma série.”