Algumas curiosidades sobre as 500 milhas de Indianápolis que vão te surpreender
As 500 Milhas de Indianápolis é uma das corridas mais importantes do mundo, e construiu essa fama ao longo de mais de 100 anos, o que a torna uma das mais antigas provas automobilísticas, sendo disputada pela primeira vez em 1911.
A primeira edição contou com vitória de Ray Harroun, que pilotou um Marmon Wasp. Desde então, 74 pilotos se sagraram vencedores. Destes, quatro pilotos possuem quatro vitórias: AJ Foyt, Al Unser e Ricky Mears, todos americanos, além do brasileiro Hélio Castroneves.
Fora os Estados Unidos, o Reino Unido aparece com oito vitórias: três com Dario Franchitti, duas com Dan Wheldon, e uma com George Robson, Jim Clark e Graham Hill, este último, o único a conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo, tendo vencido também o Grande Prêmio de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans.
O Brasil tem oito vitórias na Indy 500. Além das quatro de Castroneves, Emerson Fittipaldi venceu duas vezes, enquanto Gil de Ferran e Tony Kanaan possuem uma vitória cada. França, com quatro triunfos, Itália, com três, e Holanda, Colômbia, Japão e Suécia, todos com duas vitórias, completam a lista de países com mais de uma vitória na mais importante corrida do automobilismo americano.
500 Milhas de Indianápolis acontece neste domingo
E no próximo domingo (28), acontece a 107ª edição das 500 milhas. No último fim de semana foi definido o grid de largada, com Álex Palou (Chip Ganassi) garantindo a pole position, seguido de Rinus VeeKay (Ed Carpenter) e Felix Rosenqvist (Arrow McLaren) fechando o Top 3. Nesta edição teremos apenas dois brasileiros na disputa, com Tony Kanaan (Arrow McLaren) largando na 9ª colocação e Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) garantindo o 20º lugar no grid.
A largada está prevista para 13h30 horário de Brasília, com algumas opções para o torcedor acompanhar. A TV Cultura vai transmitir a corrida na TV aberta, já a ESPN vai exibir a prova como opção na TV por assinatura, além da opção por Streaming através do Star+