Alpine bate o martelo e anuncia ex-piloto da Red Bull para a equipe
Os bastidores da Fórmula 1 seguem agitados nesse começo das férias de verão. Após o anúncio de Carlos Sainz como piloto da Williams para 2025, desta vez é a Alpine que faz uma movimentação e confirma novidade.
A Alpine anunciou Oliver Oakes, como seu novo diretor de equipe, após a confirmação de que Bruno Famin deixaria a divisão de Fórmula 1 da equipe. Segundo site o PlanetF1.com, Oakes era considerado um dos principais candidatos para o cargo desde que surgiu a notícia de que Famin deixaria sua posição na equipe francesa. A confirmação de sua nomeação foi feita, e Oakes começará suas novas funções após as férias de verão.
A saída de Famin da operação de Fórmula 1 não encerra completamente seu vínculo com a Alpine, pois ele continuará supervisionando a unidade de potência em outras atividades de automobilismo da Renault na base de motores em Viry-Chatillon.
Carreira no automobilismo
Com 36 anos, Oliver Oakes, ex-campeão mundial de kart e piloto júnior da Red Bull, se torna o chefe de equipe mais jovem do grid e o segundo mais jovem na história da Fórmula 1. Ele fundou a Hitech Grand Prix em 2015 para ajudar a impulsionar as carreiras de jovens pilotos na Fórmula 2, Fórmula 3 e outras categorias juniores.
A Hitech também tentou, sem sucesso, ingressar na Fórmula 1 durante o processo de Expressões de Interesse de 2023 com Oakes no comando. Agora, ele assume um dos cargos mais prestigiados do esporte com a equipe da Alpine.
O CEO da Renault, Luca de Meo, declarou: “É um prazer dar as boas-vindas ao Oli na equipe e vê-lo se tornar um dos diretores de equipe mais jovens que o esporte já conheceu.”
“Esta equipe está sendo construída para o sucesso futuro e isso é destacado pela nomeação de Oli para uma função sênior. Estamos ansiosos para aproveitar seu entusiasmo, energia e paixão por corridas e concretizar essa mentalidade em toda a equipe.”
O consultor de equipe, Flavio Briatore, comentou: “Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar Oli Oakes para nosso projeto de Fórmula 1. Oli é extremamente talentoso, com um excelente histórico de liderança e sucesso nas corridas.”
“Sua mudança para essa função é um grande exemplo da força e da crença que temos em nossa equipe e em pessoas jovens e promissoras, e estou animado para trabalhar em estreita colaboração com ele com um foco conjunto em subir no grid e vencer corridas.”