Alpine pode ter motor Ferrari a partir de 2026?
A Fórmula 1 se prepara para uma mudança muito aguardada nos regulamentos de motores em 2026, e várias equipes já estão se movimentando para garantir o melhor fornecedor. A francesa Alpine é uma dessas equipes. Com a possibilidade de deixar de produzir suas próprias unidades de potência, a equipe de Enstone está avaliando suas opções no mercado.
Um dos trunfos atuais da Alpine é ser uma equipe de fábrica, produzindo seus próprios motores. No entanto, com a recente instabilidade no comando, tanto a Renault quanto a equipe consideram a possibilidade de se separarem.
Abandonar o status de fabricante é visto por muitos como um retrocesso, já que ao se tornar cliente, a equipe perde a autonomia no desenvolvimento das unidades de potência. Mas esse pode ser um passo dado pelo time.
Ferrari pode fornecer motores para Alpine?
Com a entrada em vigor do novo regulamento, vários fabricantes estarão disponíveis no mercado: Mercedes, Red Bull/Ford, Honda, Ferrari, Audi e Renault. A Alpine já está em contato com possíveis fornecedores e, segundo o site Formula Uno, a Ferrari é uma das opções que a equipe está explorando com mais entusiasmo.
Por outro lado, a Red Bull já descartou a possibilidade de fornecer motores para sua antiga parceira, assim como a Audi. Isso deixa a equipe de Enstone com apenas Ferrari, Mercedes e Honda como opções viáveis.