Andretti sofre outro duro golpe na tentativa de finalmente ter equipe na F1
Um dos casos que mais movimentam os bastidores da Fórmula 1 é a tentativa de entrada da Andretti na categoria. A grande verdade é que os norte-americanos ainda não conseguiram realizar esse grande “sonho” e a medida que novas notícias e entrevistas surgem, a tarefa parece cada vez mais árdua. Desta vez, o novo golpe veio de um ex-chefe da F1.
Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas, afirmou que é “um pouco tarde” para a Andretti salvar sua candidatura à F1, sugerindo que a abordagem adotada pela equipe pode acabar por mantê-los fora do esporte. Apesar dos planos contínuos dos norte-americanos para entrar na F1, Steiner sugeriu que a postura agressiva da equipe já os condenou a permanecerem de fora.
A família Andretti tem tentado entrar na F1 há vários anos, e nem mesmo uma rejeição da FOM antes da temporada de 2024 os impediu de intensificar seus esforços. O anúncio mais recente inclui a contratação do veterano Pat Symonds e a inauguração de uma instalação de 3.700 metros quadrados ao lado do circuito de Silverstone. Apesar desses esforços, eles ainda estão longe de receber sinal verde.
Ex-chefe acredita em uma abordagem equivocada
Não houve nenhuma informação sobre negociações entre a FOM e a Andretti para resolver o impasse, mas Steiner acredita que a abordagem da Andretti foi equivocada. – “Acho que é um pouco tarde para mudar o rumo”, disse ele a alguns meios de comunicação, sobre como ele tentaria colocar a Andretti no grid.
“Sair dessa situação vai ser muito difícil porque, quando você vai a algum lugar e incomoda ou discorda de muitas pessoas, é difícil compensar isso.”
Andretti tem sido frequentemente aconselhado a comprar uma equipe existente, como a Audi fez, mas sem ninguém vendendo, essa não é uma opção viável para a empresa. Um alvo frequente de rumores tem sido a Haas, com sugestões de que o proprietário Gene Haas poderia vender. No entanto, Steiner afirmou que nem ele sabe quais são as intenções da equipe.