Antigo rival de Lewis Hamilton faz alerta para Ferrari ficar de olho
Nico Rosberg, antigo rival de Lewis Hamilton nos tempos de Mercedes, advertiu a Ferrari sobre a importância de evitar novos erros com suas atualizações, especialmente agora que a McLaren está “acelerando o desenvolvimento”.
Após vencer o Grande Prêmio de Mônaco, a Ferrari parece ter solidificado sua posição como a principal concorrente da Red Bull, estando a apenas uma vitória de assumir a liderança no Campeonato de Construtores.
Erro cometido pela Ferrari
No Grande Prêmio da Espanha, a Ferrari cometeu um grande erro ao atualizar o SF-24 com novas peças, acelerando seus planos de desenvolvimento. Essa decisão teve o efeito oposto ao desejado, com Carlos Sainz afirmando que a equipe perdeu “dois a três meses” de tempo de desenvolvimento.
O principal problema foi que o novo assoalho, apesar de gerar mais downforce, causava trepidação nas curvas de alta velocidade. A Ferrari teve que reverter as novas peças antes de tentar ajustar e combinar as alterações, enquanto tentava identificar exatamente quais componentes estavam causando os problemas.
Pontos preciosos perdidos
Essa falha custou caro no Campeonato de Construtores, fazendo com que a equipe caísse para o terceiro lugar, agora 21 pontos atrás da McLaren. A taxa de pontuação da equipe de Woking, assim como a da quarta colocada Mercedes, está muito à frente da Ferrari.
“Não é bom”, Rosberg disse à Sky F1. “Eles ficaram um pouco afastados porque as atualizações introduziram quiques em curvas de alta velocidade, o que não é o que você quer ter.
“Eles realmente não entenderam o porquê, então tiveram que dar um passo para trás para entender e, então, com sorte, progredir novamente no futuro.
“Você não pode se permitir fazer isso quando alguém como a McLaren está apenas seguindo a curva de desenvolvimento em um ritmo surpreendente.