Após anunciar Jack Doohan, Alpine encerra ciclo na Fórmula 1
A Alpine anunciou nesta sexta-feira (23), a promoção de Jack Doohan para piloto titular na temporada 2025 da Fórmula 1. Doohan era o principal candidato para substituir Esteban Ocon, que deixará a equipe no final da temporada atual. O jovem piloto já teve a oportunidade de participar de duas sessões de treinos livres com a equipe, no Canadá e na Inglaterra.
Fim de ciclo na equipe Alpine
Com essa promoção, o australiano se torna o primeiro piloto a subir diretamente da Alpine Academy para a F1. Sendo assim, o time francês encerra um ciclo sem pilotos da Academia como titular de um de seus carros.
A Alpine se junta às equipes que já promovem pilotos de suas academias para vagas de titular, como Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren e Williams. Anteriormente, a equipe francesa planejou promover Oscar Piastri, então piloto reserva e da academia, para substituir Fernando Alonso em 2023, mas Piastri acabou assinando com a McLaren após problemas contratuais.
Três australianos em 2024?
Doohan pode se tornar o terceiro australiano no grid, ao lado de Piastri e Daniel Ricciardo, caso Ricciardo mantenha seu lugar na categoria.
Sobre sua promoção, Doohan expressou sua gratidão pelo apoio da equipe e ressaltou a importância de se preparar para o desafio de ser piloto titular. Ele demonstrou entusiasmo em começar a trabalhar intensamente para estar pronto para a próxima temporada.