Após disputa em Ímola, Max Verstappen encerrou ciclo na Fórmula 1
Max Verstappen já é um dos grandes pilotos da história do automobilismo mundial e os feitos que provam isso não param de acontecer. Tanto que após a disputa em Ímola, na Fórmula 1, o holandês encerrou um ciclo na categoria máxima do automobilismo mundial.
Na disputa pela Pole Position do GP da Emília-Romagna, Max Verstappen cravou mais uma vez o lugar de honra no grid de largada. O astro da Red Bull acabou alcançando a oitava Pole consecutiva e assim encerrou um ciclo histórico na F1.
Desde 1989, Ayrton Senna era o único piloto da história da categoria a conseguir tal feito. O brasileiro cravou oito poles seguidas entre o GP da Espanha em 1988 e o GP dos EUA em 1989.
Verstappen encerrou esse ciclo de 35 anos. O holandês cravou a primeira pole da sequência no GP de Abu Dhabi, na última prova de 2023. Até agora, somente o piloto da Red Bull foi pole em 2024, nas sete provas disputadas até o momento.
Uma curiosidade: Verstappen pode bater um recorde histórico se cravar a Pole na próxima corrida da Fórmula 1, na semana que vem, em Mônaco. Isso seria curioso, pois o holandês pode alcançar a marca histórica justamente em Mônaco, local onde Ayrton Senna virou rei.
Vitória apertada de Verstappen em Ímola
E mais uma vez foi Max Verstappen quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na corrida em Ímola. No entanto, desta vez não foi tão fácil como antes. Em um fim de semana onde a McLaren demonstrou ser tão rápida quanto a Red Bull, se não um pouco mais, o piloto holandês teve que batalhar duro para alcançar o topo.
Isso ficou evidente no sábado, quando ele surpreendeu ao final da classificação, superando os dois carros da equipe laranja. E novamente, foi assim na corrida.
Verstappen teve uma boa largada, manteve-se na frente e abriu uma vantagem confortável em relação a Norris ao longo da prova. No entanto, no final da corrida, o tricampeão começou a ter problemas com os pneus e viu o britânico se aproximar em seu retrovisor.
A diferença, que chegou a ser de 8 segundos, diminuiu para menos de 1 na última volta. Mas não houve tempo para um confronto direto na pista. Verstappen venceu, com Lando Norris em segundo lugar.
A Ferrari também mostrou um ritmo similar ao da Red Bull e da McLaren, garantindo assim que Charles Leclerc subisse ao pódio ao final da corrida. Foi um resultado interessante, porém aquém das expectativas dos fervorosos torcedores, que lotaram as arquibancadas do Autódromo Enzo e Dino Ferrari com sonhos maiores.
Oscar Piastri, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Sergio Perez, Lance Stroll e Yuki Tsunoda completaram o top 10, garantindo valiosos pontos para suas equipes.