Após ordem de não ultrapassar dada pela McLaren, Oscar Piastri toma decisão
Oscar Piastri minimizou a importância da ordem da McLaren para manter posição durante o Grande Prêmio da Austrália, considerando-a um fator “menor” na história da corrida. No entanto, ele pretende conversar com a equipe para “entender melhor” a decisão tomada.
A McLaren esteve perto de garantir uma dobradinha na abertura da temporada 2025 da Fórmula 1, com a única incerteza sendo qual de seus pilotos subiria ao topo do pódio: Piastri ou Lando Norris.
Piastri foi instruído a manter posição atrás de Norris
Após ultrapassar a Red Bull de Max Verstappen, que havia assumido momentaneamente a segunda posição na largada, Piastri correu atrás de Norris em um Albert Park molhado e se aproximou do carro do companheiro de equipe. Foi então que seu engenheiro, Tom Stallard, avisou pelo rádio:
“Devemos manter a posição, fazer a transição para o seco e ultrapassar os retardatários.”
Piastri respondeu: “Estou mais rápido, mas tudo bem.”
Mais tarde, na volta 32, ele recebeu a mensagem de que estava “livre para correr”, mas já era tarde. Um erro na curva 6 o fez perder dois segundos para Norris, comprometendo suas chances de disputar a vitória.
Frustração em sua corrida em casa
Os esforços de Piastri para conquistar um pódio diante da torcida australiana foram frustrados cerca de 10 voltas depois, quando a chuva voltou com força. Na liderança, Norris escapou da pista, sendo seguido por Piastri. Enquanto o britânico conseguiu retornar rapidamente, o australiano ficou preso na grama ao tentar engatar a marcha ré.
Mesmo conseguindo voltar à corrida, ele caiu para fora da zona de pontuação e só conseguiu se recuperar até a nona colocação, um resultado decepcionante para sua estreia na temporada.
Após a corrida, Piastri reforçou que o episódio da ordem de equipe não foi determinante para seu resultado, mas reconheceu que pretende conversar com a McLaren para esclarecer os motivos da decisão.
“Estávamos mantendo a posição antes disso”, explicou. “Quando ficamos livres para correr, isso prejudicou um pouco meu pneu dianteiro esquerdo enquanto eu me aproximava de Lando. A essa altura, não havia muito que eu pudesse fazer. Foi um detalhe menor na corrida.”
Ainda assim, ele quer compreender melhor as razões da equipe:
“As condições estavam extremas. Havia uma linha seca surgindo, estávamos nos aproximando de retardatários e sem certeza sobre mais chuva. Então, vou falar com a equipe para entender melhor a decisão, mas esse tipo de chamada sempre pode vir de qualquer lado.”
Decisão da McLaren gera debates
O fato de os pilotos já estarem mantendo posição antes da ordem ser dada levantou questionamentos entre especialistas e torcedores. Muitos se perguntaram se a decisão da equipe teria desmotivado Piastri e até lhe custado a chance de vencer em casa.
O chefe da McLaren, Zak Brown, minimizou a polêmica:
“Não acho que isso tenha tido impacto. O pit wall liberou os pilotos para correr, mas queríamos garantir que estivéssemos livres do trânsito, então esperamos um pouco. Pareceu que ele cometeu um erro e perdeu terreno. Mas eles estavam forçando muito em condições difíceis.”
Com a McLaren surgindo como equipe a ser batida na temporada, suas ordens de equipe – apelidadas de “regras do mamão” – prometem ser um dos grandes temas da F1 2025.
“Esse será um problema durante toda a temporada na McLaren”, afirmou Martin Brundle, comentarista da Sky Sports F1. “Nós sabíamos disso, e agora está acontecendo.”