Após polêmica envolvendo rádio de Hamilton, chefão da Ferrari toma decisão
A Ferrari está focada em melhorar a comunicação com Lewis Hamilton após os problemas enfrentados no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Fred Vasseur, chefe da equipe, afirmou que ajustes imediatos serão feitos já para o GP da China, que acontece no próximo final de semana.
A parceria entre Hamilton e seu novo engenheiro de corrida na Ferrari, Riccardo Adami, teve um começo complicado. A adaptação ao carro e aos procedimentos da equipe, especialmente com a falta de tempo de pista antes da corrida em Melbourne, mostrou-se desafiadora.
A corrida na Austrália, marcada por condições climáticas instáveis e múltiplos acidentes, testou os limites da comunicação entre Hamilton e Adami, resultando em conversas tensas pelo rádio. Hamilton terminou a prova em 10º lugar.
Chefe da equipe sabe é necessário mudar
Vasseur reconheceu a necessidade de aprimorar a comunicação. “Foi a primeira corrida“, disse Vasseur à imprensa. “Mas podemos fazer um trabalho melhor para nos conhecermos melhor. Com certeza, não foi uma corrida limpa e a estratégia foi difícil. Precisamos provavelmente encontrar uma maneira melhor de nos comunicar entre o carro e o pit wall. Vamos aprender com essa corrida, mas não é um problema.“
A adaptação de Hamilton à Ferrari parece estar levando mais tempo do que o esperado, mas Vasseur segue otimista. “Acho que não. O fim de semana foi bastante extremo por diversas razões, como o fato de Albert Park não ser uma pista permanente, a grande mudança no grupo e as condições climáticas. Foi provavelmente um dos finais de semana mais difíceis de gerenciar“, comentou.
“Não foi um choque, mas definitivamente não foi um ótimo fim de semana para nós. Vamos focar no próximo fim de semana na China. Precisamos aprender muito com este fim de semana, pois cometemos erros. Isso significa que precisamos melhorar a comunicação e entender o que Lewis espera dessa comunicação. São em situações assim que podemos aprender e ser muito melhores na próxima semana“, concluiu.
Um dos momentos críticos de comunicação aconteceu durante a forte chuva no final da corrida. Enquanto outros pilotos pararam para trocar para pneus intermediários, Hamilton e Charles Leclerc foram instruídos a permanecer na pista. Hamilton demonstrou frustração pelo rádio, dizendo que a informação que recebeu era contrária à realidade.
Vasseur admitiu erros na decisão de manter os carros na pista. “Foi uma situação estranha, porque os setores um e dois ainda estavam secos, e o setor três estava completamente molhado. Foi uma aposta que a Red Bull e nós fizemos, acreditando que poderíamos continuar na pista até a última parte da corrida com pneus slicks. Enquanto a Mercedes e a McLaren pararam duas voltas antes, fizemos a chamada errada. A melhor opção teria sido parar na mesma volta que o Max (Verstappen), mas cometemos o erro nesse momento”, completou Vasseur.