Audi está jogando a tolha por Carlos Sainz e já tem outro nome na mira
Uma das grandes perguntas nos bastidores da Fórmula 1 é sobre quem será o companheiro de Nico Hulkenberg na próxima temporada? Essa questão segue sem resposta nesta fase final do mercado de pilotos para a temporada de 2025.
Com Carlos Sainz cada vez mais próximo da Williams, há o risco de a Sauber-Audi precisar recorrer aos pilotos reservas das equipes concorrentes, opções que inicialmente eram consideradas como plano B em termos de mercado.
Inicialmente, os dois pilotos da Alpine estavam sendo considerados, mas Pierre Gasly parece estar caminhando cada vez mais para uma renovação, uma impressão que também foi confirmada pelas primeiras declarações de Flavio Briatore.
A direção da Audi se encontrou com Esteban Ocon, porém o piloto francês, mesmo sem ter assinado contrato, está rumando para a Haas, onde conta com o apoio do diretor da equipe, Ayao Komatsu. Anteriormente, Andreas Seidl tentou contratar Yuki Tsunoda, mas o piloto japonês acabou sendo confirmado pela RB, retirando-se do mercado.
O CEO da Audi na F1 enfrenta uma situação desafiadora, pois como fabricante oficial, precisa garantir a remuneração de um piloto de alto nível que até agora conquistou a confiança de pilotos com históricos impressionantes.
Surge um novo alvo
Na agenda de Seidl, a questão do segundo piloto é urgente, e neste cenário, a candidatura de Liam Lawson também está sendo considerada. O piloto júnior da Red Bull aguarda as decisões de Helmut Marko e Christian Horner sobre o segundo carro da equipe Racing Bulls, e ambos parecem não ter pressa.
A escolha está entre Lawson, favorito de Marko, e Daniel Ricciardo, preferido por Horner. Os dois executivos da Red Bull não demonstram pressa. Contratualmente, a Red Bull precisa comunicar sua decisão a Lawson até setembro. Se o neozelandês não receber um contrato como piloto regular, poderá ser liberado de seu compromisso.
Para a Audi, essa é uma situação desafiadora. Resolver isso rapidamente requer a colaboração de Marko e Horner, algo que parece distante de ser concluído. Caso Lawson receba a oferta de pilotar ao lado de Tsunoda na RB, a Audi teria apenas uma opção restante: confirmar um dos pilotos atuais, Zhou Guanyu ou Valtteri Bottas.