Aviso sobre demissão é emitido pela Red Bull e Sergio Pérez já está sabendo
A situação de Sergio Pérez na Red Bull se complica a cada dia. Seu desempenho vem caindo desde que as equipes rivais começaram a se aproximar da equipe austríaca, comprometendo a segurança da renovação contratual que ele recebeu para 2025, com opção de permanência até 2026.
Agora, a situação é completamente diferente, e Helmut Marko fez o aviso confirmando que Pérez está em risco em demissão, como a declaração do consultor é pública, certamente já chegou aos ouvidos do mexicano.
Segundo Marko, consultor da Red Bull, a equipe fará uma avaliação honesta do desempenho de Pérez e da situação do time durante o recesso de meio de temporada da F1. Antes disso, o campeonato ainda terá duas corridas, na Hungria e na Bélgica, que serão as últimas chances do mexicano construir uma defesa sólida.
“Todos os contratos da F1 contam com cláusulas de rescisão, a maioria relacionada ao desempenho, ao menos para os principais pilotos”, disse ao portal inglês Grandeprix247.
Cláusula de saída confirmada
Além de admitir que a situação está sendo monitorada, isso também confirma os rumores que circulam desde o ano passado sobre uma cláusula de saída no contrato de Pérez. A Red Bull tem o direito de demitir Pérez se ele estiver mais de 100 pontos atrás de Max Verstappen na metade da temporada.
E é exatamente esse o caso agora: após 12 das 24 provas, a diferença entre os dois é de 137 pontos. No entanto, é possível que a Red Bull considere a última prova antes do recesso como a marca de meio de temporada, em vez da marca exata de 50%.
Quem poderia substituir Pérez se ele for demitido? Daniel Ricciardo é o favorito do chefe Christian Horner, mas seu desempenho na RB (Visa CashApp RB) torna o retorno ao time principal inviável. Restam Yuki Tsunoda, sobre quem Horner tem grandes dúvidas, e Liam Lawson, que atualmente aguarda uma oportunidade em alguma das equipes.
Lawson esteve na pista de Silverstone com o carro da Red Bull nesta quinta-feira para um dia de filmagem e participará de um teste da Pirelli com o carro da RB em Ímola, antes do retorno da F1 pós-recesso.