Ayrton Senna venceu corrida dirigindo carro que não tinha freios
Ayrton Senna tornou-se uma lenda do automobilismo mundial não só pelos números conhecidos de sua carreira, como os três títulos mundiais alcançados na Fórmula 1. Outros fatos ajudaram a fortalecer a imagem de Senna como um verdadeiro mito do esporte mundial.
E uma boa prova disso aconteceu quando Senna ainda não competia na Fórmula 1 e sim nas categorias de base da velocidade. Esse fato surgiu mais precisamente na Fórmula Ford em 1982, e é de causar espanto até nos mais experientes.
Ayrton Senna teve uma histórica vitória, enfrentando problemas nos freios, ocorreu em Fórmula Ford 2000 em Snetterton, Inglaterra. Esse episódio se tornou quase lendário, mas foi documentado pelo próprio piloto brasileiro, que escreveu uma carta após a corrida para relatar o evento ao empresário e amigo Armando Botelho.
A história da corrida
Senna começou a corrida na liderança e, ao completar a primeira volta, precisou desviar de pequenos destroços na pista. Um acidente inicial o obrigou a frear para evitar os detritos, momento em que percebeu que estava sem os freios dianteiros, escapando da pista.
Senna caiu para a terceira posição após mais uma saída do traçado, mas conseguiu se recuperar ao adaptar seu estilo de pilotagem, acelerando novamente para retomar a liderança com duas ultrapassagens decisivas.
No final, Senna recebeu a bandeira quadriculada utilizando apenas os freios traseiros e precisou parar o carro assim que cruzou a linha de chegada. Ao chegar aos boxes, ele estava em êxtase, enquanto os mecânicos mal podiam acreditar no que havia ocorrido. Só ao recolherem o carro, perceberam que o disco de freio dianteiro estava frio, indicando que não tinha sido utilizado durante a corrida.