Bandeira preta e laranja na Fórmula 1: Quando é usada, regras e informações
A bandeira preta e laranja serve como instrução aos pilotos da Fórmula 1, fazendo com que parem nos boxes para reparos ou mesmo para abandonar a prova. Ela é acionada quando os comissários de prova entendem que algum carro está causando perigo aos competidores. O condutor é obrigado a entrar no pit-lane ao fim da volta em que recebeu o aviso.
Consiste em uma bandeira preta com um circulo laranja ao centro, sendo inconfundível em relação as outras bandeiras disponíveis na Fórmula 1. É comum que ela seja mostrada em vários setores da pista, para que não exista desculpa em relação a sua visibilidade, fazendo com que o piloto com problemas em seu carro realmente perceba a sinalização.
Serve como segurança para todos os pilotos que estão disputando a corrida. Portanto, é fundamental que parem de correr e dirigam-se aos boxes, seguindo o regulamento da categoria. Quem não segue as regras poderá ser punido ou até mesmo declassificado da prova.
Regras da bandeira preta e laranja na Fórmula 1
A bandeira preta e laranja não é tão comum na Fórmula 1 quanto outras que aparecem em praticamente todas as corridas, como a amarela e a azul. Serve para indicar ao piloto que o seu carro está com algum problema mecânico, orientando o condutor ir o mais rápido possível aos boxes, já que isso pode causar perigo aos participantes da disputa.
Assim como a bandeira preta, que representa a desclassificação de um piloto, a bandeira preta e laranja também é mostrada junto com o número do carro que está com problema. Assim, o corredor não terá dúvidas de que está com problema e que a sinalização se refere a ele e não aos colegas que estão participando da mesma disputa.
O uso dela está previsto no Código Esportivo Internacional da FIA: “Esta bandeira deve ser usada para informar ao piloto em questão que seu carro tem problemas mecânicos que podem colocar em risco a si mesmo ou a outros e significa que ele deve parar em seu box na próxima volta”, diz o documento.
O uso da bandeira laranja causou polêmica no meio da F1 em alguns casos, fazendo com que a FIA repensasse a sua aplicação e reduzisse a inciência. É possível que as equipes orientem os pilotos a ignorarem o sinal, passando reto pelos boxes e seguindo na corrida. Porém, é necessário enviar fotos ou alguma forma de comprovar que o carro está apto a correr, evitando punições.
Punições para quem desrespeita a bandeira preto e laranja
A bandeira preta e laranja é mostrada quando qualquer pedaço se solta do carro, principalmente os acabamentos, como asa dianteira e asa traseira. Então, quando uma das partes soltas pode se desprender completamente e voar pela pista, normalmente ela é acionada. Caso os mecânicos consigam resolver o problema, o piloto está liberado para voltar a pista.
O piloto que desrespeitar a ordem de bandeira preto e laranja poderá ser punido, caso a sua equipe não informe aos comissários que o carro está em condições de seguir na disputa sem reparos. Inicialmente, poderá ser obrigado a fazer driving-through ou levar acréscimo de segundos na sua classificação final. Caso fique por múltiplas voltas na corrida, é possível até que seja desclassificado.
A FIA poderá colocar pontos na carteira do piloto que deixar os outros em risco, guiando um carro com claros problemas mecânicos. O corredor poderá até mesmo sofrer uma pena mais pesada e ser suspenso dos Grandes Prêmios seguintes na Fórmula 1.